Bovespa amplia alta após condenação de Lula e fecha o dia no azul

O Ibovespa subiu 1,57%, aos 64.835 pontos; Petrobras subiu quase 5%.

Por Tais Laporta e Karina Trevizan

O principal índice da bolsa de valores de São Paulo fechou em alta com a notícia da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (12). O Ibovespa já vinha em trajetória positiva no dia após a aprovação da reforma trabalhista na véspera, mas ampliou a alta no início da tarde.

O Ibovespa subiu 1,57%, aos 64.835 pontos. Veja a cotação. Na semana e no mês, a bolsa acumula alta de 4,03% e 3,08%, respectivamente. No ano, há avanço de 7,65%. A Petrobras ficou entre as principais altas, subindo 3,9% nas ações ordinárias e 4,95% nas preferenciais.

O efeito foi semelhante no mercado de câmbio. O dólar, que já caia para cerca de R$ 3,23, fechou na a casa dos R$ 3,20.

O diretor de investimentos da Gradual Investimentos, Pedro Coelho Afonso, disse que o mercado reagiu à notícia já mirando as eleições de 2018, ainda de olho na possibilidade de aprovação da reforma da Previdência. “Agora, aparentemente, o Lula é carta fora do baralho”, disse em entrevista ao G1.

Afonso comentou ainda que, mais cedo, em meio aos desdobramentos da denúncia contra o presidente Michel Temer, os mercados não reagiram com tanta força. “O Temer acaba parecendo uma escolha do mercado financeiro, mas, na atual conjuntura, devido a toda essa turbulência, ele seria o ‘menos pior’, pelo menos para terminar esse governo até a próxima eleição”.

“Imaginando uma possível candidatura, a volta do presidente mudaria a equipe econômica que hoje é totalmente pró-mercado”, acrescenta Fernando Bergallo, Diretor de câmbio da FB Capital.

A professora da economia da Fecap, Juliana Inhasz, afirma que a condenação de Lula sinaliza ao mercado que a Lava Jato tem efeitos reais, retirando as dúvidas de que o juiz Sérgio Moro fosse mesmo capaz de condenar uma grande figura política. “O mercado financeiro colocou na ponta do lápis e viu com otimismo o fato de que a corrupção está sendo levada a sério”, diz.

Contudo, a decisão de Moro acrescenta mais incertezas ao cenário político e econômico, na visão da professora, uma vez isso aumenta as chances de que outras figuras políticas atualmente no poder também sejam condenadas, entre elas o presidente Michel Temer.

Antes da notícia da condenação de Lula, o mercado refletia a aprovação da reforma trabalhista nesta terça-feira no Senado.

Na véspera, o Ibovespa avançou 1,28%, aos 63.832 pontos. Apesar da alta acima de 1% pelo segundo dia seguido, operadores dizem que ainda é cedo para afirmar que o mercado entrou em uma tendência de alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *