Astronauta Julie Payette será a representante da rainha no Canadá

Astronauta Julie Payette será a representante da rainha no Canadá

Por AFP

A astronauta Julie Payette, de 53 anos, foi nomeada nesta quinta-feira governadora-geral do Canadá, uma função essencialmente protocolar a partir da qual se representa a rainha Elizabeth II.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou a nomeação de Payette, que assumirá o cargo em setembro em substituição de David Johnston, governador-geral desde 2010.

Payette foi a primeira canadense na Estação Espacial Internacional em 1999 e participou em dois voos orbitais a bordo dos ônibus espaciais Discovery e Endeavor, o último deles em 2009.

Segundo sua biografia oficial, Payette, que é natural de Quebec, permaneceu 25 dias no espaço.

Antes de realizar seu sonho de ir ao espaço, ela estudou engenharia elétrica na Universidade McGill, em Montreal, sua cidade natal, e engenharia da computação na Universidade de Toronto.

Em 1992 foi escolhida entre 5.330 candidatos pela Agência Espacial do Canadá para se tornar astronauta.

Para poder realizar sua missão espacial, obteve uma licença de piloto comercial e uma licença de mergulho profundo. Se aposentou da agência espacial em 2013.

Além de francês e inglês, Payette, mãe de dois filhos, fala espanhol, italiano, russo e alemão. Também é pianista e se apresentou com a orquestra sinfônica de Montreal.

Ela se tornou a quarta mulher a representar Elizabeth II, chefe de Estado do Canadá. A última foi Michaëlle Jean, atual secretária-geral da organização Francófona e predecessora de David Johnston.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *