Edital do Funcultura Audiovisual contempla 112 projetos em Pernambuco

Cinema São Luiz, no centro do Recife (Foto: Victor Jucá/Fundarpe)

Governo de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (11), o resultado do 10º Edital do Programa de Fomento ao Audivisual de Pernambuco, o Funcultura Audiovisual. Foram contemplados 112 projetos, com uma soma de R$ 20,150 milhões, em 41 municípios das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. Do montante destinado ao edital, R$ 10,150 milhões são provenientes do Fundo Estadual e o restante foi disponibilizado pelo Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine.

Ao todo, foram recebidas 443 propostas ao Funcultura Audiovisual. O processo de seleção foi dividido em três fases: habilitação documental, análise de mérito e defesa oral dos projetos.

As 112 iniciativas foram contempladas nas categorias de Longa-metragem, Curta-metragem, Produtos para TV, Difusão, Formação, Pesquisa, Preservação, Desenvolvimento de Cineclubes e ainda na categoria Revelando os Pernambucos, destinada a projetos de curtas e difusão pelas regiões do estado.

Este ano, o Funcultura Audiovisual 2016/2017 aumentou o peso da pontuação de projetos dirigidos ou roteirizados por mulheres. O resultado é que mais de 46% dos aprovados contam com realizadores desempenhando estas funções, com um salto percentual de 22%.

Na edição anterior, também havia sido destinado um percentual de aprovação para projetos dirigidos ou roteirizados por pessoas negras e indígenas. Nesse sentido, dos 73 projetos aprovados de obras audiovisuais 32,9% contam com diretores e/ou roteiristas negros/as e indígenas. Nas demais categorias, dos 39 projetos aprovados, 71,8% também contam com esses perfis de profissionais em suas equipes de produção.

Súmulas de análise

Os proponentes não aprovados no edital poderão solicitar as súmulas de análise pelo email audiovisualpe@gmail.com, informando o nome do projeto e o proponente, pelo período de 90 dias.

A solicitação também pode ser feita presencialmente, por meio de ofício impresso entregue no setor de Atendimento ao Produtor do Funcultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na sede da Fundarpe (Rua da Aurora 463/469, Boa Vista, Recife).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *