Turquia ameaça não ratificar acordo de Paris sobre o clima

Presidente Erdogan fez declaração após a cúpula do G20, na Alemanha. Ele pede que promessa de ajuda econômica seja cumprida.

O presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan fala durante entrevista coletiva neste sábado (8) em Hamburgo, após a cúpula do G20 (Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay)
 Por France Presse

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan ameaçou neste sábado (8), pouco depois da cúpula do G20 na Alemanha, não ratificar o acordo do clima de Paris.

“Após o passo tomado pelos Estados Unidos [que não ratificou o acordo] nossa posição vai no sentido de não submetê-lo ao parlamento”, disse Erdogan em Hamburgo na entrevista coletiva posterior à cúpula. Em junho, o presidente americano Donald Trump anunciou a saída dos EUA do acordo.

“Sem querer ofender ninguém, não submeteremos o pacto a nosso parlamento até que se cumpram as promessas que nos fizeram”, acrescentou Erdogan.

Erdogan se referiu ao ex-presidente francês François Hollande, que em 2015, quando foi negociado o acordo de Paris, prometeu à Turquia que o país receberia ajudas econômicas para poder cumprir o acordo.

A cúpula do G20, com exceção dos Estados Unidos, afirmou em sua declaração final neste sábado que considera o acordo de Paris para frear o aquecimento global como “irreversível”. Essa unidade ficou fragilizada pouco depois com as palavras de Erdogan.

O G20 reúne a 20 economias industrializadas e emergentes (19 países mais a União Europeia).

O que é o Acordo de Paris

O Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas impõe aos países signatários conter o aquecimento global em até 2º C em relação aos níveis pré-industriais, com o objetivo de não superar o 1,5º de aumento da temperatura mundial até 2100.

Já hoje as temperaturas médias são de 1º acima dos níveis pré-industriais, uma mudança climática ocorrida em larga parte nas últimas décadas. Com o acordo assinado em 2015 no final da Cúpula do Clima de Paris (COP 21), 195 países signatários se comprometeram a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Entretanto, segundo muitos cientistas essas medidas seriam insuficientes para garantir o respeito dos objetivos fixados e deveriam ser rapidamente atualizadas.

O Acordo de Paris foi assinado na cúpula anual da ONU sobre o clima COP 21, a vigésima-primeira cúpula das Nações Unidas sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *