Deixe um comentário

Brasil tem 28 cidades com sinal de internet sendo transmitido na “faixa mais veloz”

Em 1.758 cidades já existe viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal de banda larga móvel na faixa de 700 MHz

 | Reprodução/Pixabay

Apesar de em 1.758 cidades já existir a viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal de banda larga móvel 4G na faixa de 700 Megahertz (MHz) – considerada ideal para transmissão em alta velocidade -, somente em 28 municípios o processo foi concluído. Outros 335 municípios aguardam ou a fase de testes ou a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer a ativação do sinal de internet na faixa de 700 MHz. Os demais, mesmo tendo viabilidade técnica, ainda não estão na lista para receber o serviço.

A primeira cidade a ter o sinal de internet sendo transmitido na faixa de 700 MHz foi Rio Verde, no interior de Goiás, em junho de 2016. Ela também foi a primeira cidade do país a ter o sinal de tevê analógico desligado, fato que aconteceu em novembro de 2015.

Além de Rio Verde, outras 27 cidades já contam com o sinal de internet sendo transmitido na faixa de 700 MHz. Os municípios que receberam a novidade estão, na grande maioria, nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e também foram os primeiros a ter o sinal de tevê analógico desligado.

Outros 210 terminaram a fase de mitigação preventiva (fase de testes) e estão aguardando a autorização da Anatel para que as operadoras possam utilizar em definitivo a faixa de 700 MHz para transmissão de dados. Já 125 estão na lista de espera para neste mês de julho entrarem na fase de mitigação preventiva.

Os demais precisam aguardar o sinal de tevê analógico ser desligado (caso de Curitiba, previsto para fim de janeiro de 2018) ou esperar o sinal verde da agência reguladora para ativar o sinal ou começar a fase de mitigação preventiva.

Como funciona o processo?

Uma cidade tem o sinal de internet 4G sendo transmitido na faixa de 700 MHz após passar por algumas etapas. A primeira é o desligamento do sinal analógico de televisão. A tevê analógica usa a frequência de 700 MHz para transmitir seu sinal e isso impede que as operadoras usem o mesmo espectro para transmissão de dados e voz.

Depois de que a cidade desliga sinal analógico de tevê digital, uma equipe envolvendo a Anatel, as operadoras de telefonia celular, universidade e centros de pesquisa fazem testes para saber se no município já existe viabilidade técnica para a migração. Isso inclui saber se o espectro está mesmo limpo e se o sinal das cidades vizinhas não está interferindo na frequência.

Com o município tendo viabilidade técnica, ele precisa passar por um período de “mitigação preventiva”, que pode ser entendido também como fase de testes. São 30 dias em média que o sinal de 4G passa a ser testado na faixa de 700 MHz, apesar de ainda não ter sido ativado. O período é necessário para identificar se o sinal da banda larga móvel não interfere no sinal de tevê digital aberta. As chances não mínimas, segundo a Anatel, mas podem acontecer.

Identificada nenhuma interferência ou corrigido qualquer interferência, a Anatel já pode dar o sinal verde para que as operadoras possam usar a faixa de 700 MHz para transmissão de dados. A frequência é considerada ideal para transmitir o sinal de internet 4G, pois prioriza o tráfego de dados em seu espectro, o que resulta em mais velocidade. Ela também tem alcance maior e é menos suscetível a obstáculos, proporcionando uma melhor cobertura em ambientes fechados ou cidades com muitos prédios.

Atualmente, as operadoras utilizam as faixas 2,5 e 1,9 Gigahertz (GHz) para oferecer sinal de internet 4G. Essas faixas não são ideais, pois combinam tráfego de dados e de voz em uma mesma frequência, o que compromete a velocidade do serviço. Elas também têm alcance menor e são mais suscetíveis a obstáculos.

Mapa da ativação do 4G em 700 MHz

Confira as cidades em que o 4G já foi ativado na faixa de 700 MHz e os próximos municípios que vão receber a novidade ainda neste mês de julho:

  • Ativado • Cidades que o 4G foi ativado na faixa de 700 Mhz
  • Testado • Cidades com mitigação preventiva (fase de testes) finalizada
  • Aguardando • Próximas cidades que o 4G em 700 MHz será ativado em fase de testes

MAPA

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: