Desconstrução impede o debate e divide o país

aecio x dilma tucano criticou com veemencia recessao tecnica DILMA X AÉCIO: SE ESPREMER, SAI SANGUE

Blog de Camarotti

As últimas decisões do Tribunal Superior Eleitoral tentam colocar um freio na campanha de desconstrução que tomou conta desse segundo turno. Essa semana, ministros do TSE afirmaram que o horário eleitoral gratuito deve ser usado para a discussão de propostas.

Agora, uma nova decisão, ressalta que esses programas não devem ser usados para a realização de críticas destrutivas da imagem pessoal do candidato adversário. (No despacho, o ministro Tarcisio Vieira proibiu a campanha da petista Dilma Rousseff de exibir na televisão propaganda que critica o tucano Aécio Neves pela construção de um aeroporto em Cláudio (MG), em terreno desapropriado de um tio-avô)..

Foi um alerta para o tom da campanha desses últimos dias, com ataques abaixo do nível da cintura. No primeiro turno, essa campanha de desconstrução foi intensa contra a campanha da candidata derrotada, Marina Silva. Agora, o PT, retomou a estratégia, com ataques ao tucano Aécio Neves. E o PSDB decidiu revidar.

Desde a campanha presidencial de 1989, o país não presenciava uma campanha tão beligerante como essa. O resultado imediato é um país dividido entre ricos e pobres, sulistas e nortistas.

Uma coisa é certa: independente do resultado da eleição, haverá sequelas. E quem for eleito terá que, primeiro, promover uma reconciliação do país.

Quem perde com isso, é o eleitor, que deixa de assistir um debate programático sobre os problemas reais do país como mobilidade urbana, segurança pública e pressão inflacionária, por exemplo. Esses, sim, temas que afetam o dia-a-dia dos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *