Um livro infantil que conta como o livro é feito

Um livro infantil que conta como o livro é feito

Neste post, compartilhamos com você, educador da Primeira Infância, algumas obras infantis bem bacanas para o seu trabalho na pré-escola. Confira.

A obra “Livros!” já tem 52 anos. Isso mesmo: foi lançada originalmente em 1962 pelos americanos Murray McCain e John Alcorn. Agora ela foi traduzida para o português, por Rodrigo Lacerda e Mauro Gaspar.

A publicação é bem divertida, não só para crianças, mas para curiosos de todas as idades, mostrando como o livro é feito. Tudo por meio de um texto interativo e de ilustrações incríveis. Os autores “conversam” com o leitor, fazendo perguntas como: “O livro fala com você? Que sensação ele te dá?”.

arte_livros_f.inddTrabalham conceitos como dentro e fora (os lados do livro), tamanhos (há livros de vários tamanhos), as letras de tipos diferentes, e explicam a trajetória que o livro percorre até chegar ao leitor (passa pelos gráficos, caminhoneiros, livreiros, carteiros…).

Em outra parte da obra, há uma lista de palavras difíceis, alegres, engraçadas e de tudo o que é possível encontrar nos livros: magos, ervilhas e princesas navios de guerra, botos namoradores, a Terra do Nunca…

É uma proposta diferente que, com certeza, levará seus alunos a olhar para os livros de outra forma. A publicação, da editora Pequena Zahar, tem 56 páginas.

Como você sabe, leitura tem tudo a ver com sustentabilidade. Por meio dela é que temos a oportunidade de entrar em contato com o desconhecido, com as ideias e realidades diferentes que, muitas vezes, nos parecem estranhas. É nesse momento que aprendemos a ter tolerância e respeito à diversidade. Para a criança, esse aprendizado, nos primeiros anos de vida, é fundamental.

Por isso, também deixamos aqui a indicação do site Meu planetinha, que traz 33 títulos de livros infantis focados na sustentabilidade. São obras que falam dos bichos, da Natureza, do meio ambiente, da água, da reciclagem, dentre outros assuntos superimportantes à formação do indivíduo.

Faça a sua seleção e trabalhe com a criançada conceitos e posturas que as tornarão, no futuro, adultos melhores e mais felizes.

 

 

fonte:FMCSV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *