O candidato Aécio Neves (PSDB) pode realizar o seu primeiro ato de campanha no segundo turno em Pernambuco. O Nordeste deve ser a região que o tucano vai investir para conseguir aumentar o seu percentual de votos. O pleito deste domingo (5) mostrou que o líder do PSDB não ficou à frente da presidente Dilma Rousseff (PT) em nenhum Estado da região.

Em seu discurso após o resultado das eleições, Aécio Neves homenageou Eduardo Campos. Os dois tinham um acordo de estarem juntos em um possível segundo turno contra o PT. O realinhamento das duas siglas, PSDB e PSB é bastante provável. O líder do PSDB, inclusive, deve se reunir com a mulher do ex-governador de Pernambuco, Renata Campos, para convencer a união entre as duas legendas.

Em nota, o governador do Estado, João Lyra Neto (PSB), comunicou que apoiará Aécio Neves no segundo turno. Ele relatou que o partido é de oposição e deve estar junto com o tucano no pleito.

A nova conjuntura da Câmara Federal também favorece o neto de Tancredo Neves. Três deputados do PSDB – Daniel Coelho, Betinho Gomes e Bruno Araújo -, foram eleitos. Quem também tomara posse e já declarou oficialmente apoio a Aécio foi Jarbas Vasconcelos (PSDB). Em nota, o peemedebista disse que estará ao lado do tucano. O deputado federal Mendonça Filho (DEM) também deverá tomar a mesma postura.

No Estado, o PSB ainda não se posicionou sobre uma possível aliança. No entanto, durante coletiva de imprensa da Frente Popular de Pernambuco – que elegeu Fernando Bezerra Coelho (PSB) ao Senado e Paulo Câmara (PSB) ao governo -, a militância do partido se incomodou com uma pergunta sobre um possível alinhamento dos socialistas com o PT.

De acordo com Paulo Câmara, o PSB local vai comunicar sua posição a Executiva Nacional do partido na na próxima segunda-feira (6). Por ter eleito sete deputados federais e pela importância de Pernambuco, a decisão deve pesar no novo direcionamento dos socialistas.

Segundo um dos coordenadores de campanha de Aécio no Estado, vereador André Régis (PSDB), ainda não há nada definido para a vinda do tucano para Pernambuco. “Algumas discussões que podem ser tomadas. A partir de amanhã (6) Aécio estará caminhando pelo Brasil.A partir de amanhã a coordenação estará se reunindo com ele”, explicou.