BC: CUT vai às ruas contra proposta de Marina e Neca

:

A CUT, o Comando Nacional dos Bancários (Contraf), sindicatos filiados e movimentos sociais se concentrarão na Avenida Paulista nesta quinta-feira 2 para protestar contra as propostas de independência do Banco Central e defender o fortalecimento do papel dos bancos públicos. Os movimentos trabalhistas, incluindo os bancários em greve, têm posição contrária à proposta da candidata à presidência Marina Silva (PSB), que tem como coordenadora de programa de governo a herdeira do Itaú, Neca Setubal.

Também ocorrerão atos nacionalmente, em frente às representações do BC em Brasília, no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e outros locais. Na visão da CUT e dos sindicatos filiados, a medida significa tirar do Estado e entregar ao mercado o controle democrático da política econômica de regular os bancos.

A proposta também reduz, segundo a central sindical, a importância do papel dos bancos públicos, que dão aporte a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Minha Casa, Minha Vida, programas do governo federal.

Para a CUT, ‘é fundamental fazer esse debate com a sociedade porque, após 12 anos nos quais o Banco Central e os bancos públicos têm sido instrumentos de políticas econômicas e de desenvolvimento social, é lamentável que candidatos assumam bandeiras neoliberais gestadas pelos bancos privados e pela Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban)’. (Do Portal BR 247)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *