Sesc homenageia Leminski com projeto inédito

Evento reúne várias linguagens artísticas e conta com participação dos herdeiros do artista


 

A ocupação artística “Leminski-se Tenta” propõem um encontro de variadas linguagens artísticas baseadas nas obras do poeta, romancista e tradutor curitibano Paulo Leminski, em comemoração póstuma ao seu aniversário de 70 anos. Um projeto que une literatura, música, cinema, teatro e artes visuais, com idealização e curadoria do Sesc Rio e participação de Alice Ruiz, Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski, será apresentado de 1 a 3 de outubro no Sesc Ginástico, contando com programação diversificada e inteiramente gratuita.

Abrindo a programação, a escritora, poeta e compositora, Estrela Ruiz Leminski – filha de Paulo Leminski – traz para o Rio de Janeiro o show “Leminskanções”, com composições exclusivas e inéditas feitas em dueto com Téo Ruiz, após seis anos de pesquisas dedicadas aos arquivos do homenageado. A obra é assinada por “Estrelinski” e “Os Paulera”, que também formam o elenco de corpo, e conta com a participação de Ná Ozetti, em apresentação no dia 1 de outubro, às 19h.


Estrela Ruiz Leminski apresenta o show “Leminskanções” I Foto: Daniela Carvalho

Propondo uma reflexão sobre obras audiovisuais inspiradas livremente no acervo do poeta, no dia 2 de outubro será exibido, às 18h30, o filme Ex-Isto – com direção de Cao Guimarães e João Miguel como protagonista. A apresentação tem como base um dos livros mais emblemáticos de Lemikiski, o romance Catatau – escrito em 1975 -, no qual ele se deixa levar por uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”.

Dando continuidade ao segundo dia de tributo, será realizado um debate, às 20h, com Estrela Ruiz Leminski, Cao Guimarães e mediação de Ramon Nunes, seguido da exibição do curta “Meu nome é Paulo Leminski”, de Cezar Migliorin, às 21h.

Para fechar essa grande comemoração, a Companhia Brasileira de Teatro apresenta o espetáculo “Descartes com Lentes”, também baseada na obra literária “Catatau”, em que a artista Nadja Naira percorre em solo os acidentes narrativos da obra de Leminski, às 19h, com direção de Marcio Abreu, diretor artístico e um dos criadores da Companhia.


Nadja Naira interpreta “Descartes com Lentes” I Foto: Elenize Dezgeniski

Durante a realização do projeto, os espectadores poderão ainda contemplar uma ambientação exclusiva feita especialmente para o foyer do Sesc Ginástico, que contará com exibição de trechos de obras do artista, além disposição de tablets para consulta da vasta obra do autor, de 1 a 3 de outubro, a partir das 15h.

– See more at: http://www.sescrio.org.br/noticia/26/09/14/sesc-homenageia-leminski-com-projeto-inedito#sthash.7tZRcZYX.dpuf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *