Semana homenageia as várias facetas do homem Burle Marx

A sexta edição do evento vai relembrar o paisagista, o pintor e o amante da boa música e da gastronomia. O evento vai de 7 a 16 de agosto.

As diversas facetas do homem Roberto Burle Marx vão ser relembradas na Semana Burle Marx, que acontece de 7 a 16 de agosto, no Recife. O evento traz na programação apresentações artísticas, jantar, palestras, exposições, além de circuito de visitação às obras do paisagista no Recife. Entre os palestrantes estará um dos jardineiros que atuaram com Burle Marx nos seus últimos anos de vida, e que aproveita a vinda ao Recife para uma troca de experiências com profissionais da área.

A semana foi instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009 e está sendo organizada pelo Comitê Burle Marx, formado por órgãos da Prefeitura do Recife, Laboratório da Paisagem da UFPE, Conselho dos Arquitetos do Brasil – CAU e Parque de Dois Irmãos, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. O projeto, de autoria do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, à época vereador, visa relembrar sempre no mês de aniversário de nascimento do paisagista a importância e beleza de sua obra. “É uma maneira de chamarmos a atenção para o patrimônio que Burle Marx deixou no Recife, buscar despertar nas novas gerações o carinho por esses espaços e o desejo de preservar esse acervo tão importante”, afirma Luciano Siqueira.

A abertura da Semana Burle Marx será realizada nesta quinta-feira, 7 de agosto, às 16h30, com um concerto aberto ao público da Orquestra Sinfônica do Recife, na Praça de Casa Forte. Para esta apresentação, o maestro Marlos Nobre, que foi amigo de Burle Marx, executará uma seleção de músicas baseadas nos compositores preferidos do paisagista. O repertório será composto pela abertura da ópera “O Guarany”, de Carlos Gomes; Batuque da “Série Brasileira”, de Alberto Nepomuceno; Prelúdio das Bachianas Brasileiras n. 4, de Villa Lobos; Batuque da suíte “Reisado do Pastoreio”, de Lorenzo Fernandez; e duas peças de Francisco Mignone: “Dança da Rainha Ginga”, do Balé Sinfônico, e “Maracatu de Chico Rei”. A escolha da Praça de Casa Forte também não foi por acaso, afinal, aquele foi o primeiro espaço público projetado por Burle Marx, no ano de 1934.

Na sexta-feira (08), a partir das 17h, um jantar no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, na Boa Vista, vai apresentar para um público de 120 pessoas o lado gastronômico de Burle Marx. Um cardápio baseado na obra “À Mesa com Burle Marx”, das pesquisadoras Cecília Modesto e Cláudia Pinheiro, vai possibilitar a degustação de entradas como Empada aberta de camarão à Moda César e Bolinho de Bacalhau, passando pelo Prato Burle Marx e Arroz com Amêndoas, e finalizando com sobremesas como, Quindão e Compota de Caju. As receitas eram utilizadas por Roberto Burle Marx para recepcionar amigos e admiradores que o visitavam no sítio Santo Antônio da Bica (RJ), construído por ele e hoje considerado um santuário ecológico.

O sábado (09) será dedicado a diversas atividades no Jardim Botânico do Recife, no Bairro do Curado. A partir das 10h, o público poderá conferir uma exposição de painéis que apresentarão a vida e a obra de Burle Marx em Pernambuco. Produzida pelo Laboratório da Paisagem da UFPE, a mostra apresenta os seis jardins produzidos pelo artista no Recife e que estão em processo de tombamento para se tornarem Patrimônios Culturais da Humanidade. São eles: as praças do Derby, de Casa Forte, a Euclides da Cunha (em frente ao Clube Internacional), a da República e os Jardins do Palácio do Campo das Princesas (considerados um único projeto), a Farias Neves (em Dois irmãos) e a Salgado Filho (em frente ao Aeroporto Gilberto Freyre). No local também estarão disponíveis a maquete da Praça de Casa Forte, a apresentação de um vídeo explicando como se dá o processo de tombamento e o porquê da escolha desses jardins.

Para quem quiser conferir a exposição, a Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, oferece uma edição especial do passeio de ônibus do Olha! Recife. O tour sairá da Praça do Arsenal, às 9h, com destino ao Jardim Botânico. Às 14h, também da Praça do Arsenal, outro ônibus do projeto Olha! Recife fará um passeio pelo legado de Burle Marx na cidade. No circuito serão contempladas as praças: Ministro Salgado Filho, em frente ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre; Praça Faria Neves, no bairro de Dois Irmãos; Praça de Casa Forte; e Praça do Derby. Acompanhado por guias turísticos, o público vai conhecer a história e a importância de cada jardim projetado por Burle Marx. Os interessados nos dois passeios devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, na próxima sexta-feira (08), a partir das 8h30.

No domingo, dia 10, a coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE, Ana Rita Sá Carneiro, profere palestra sobre o pintor e paisagista Burle Marx e sua atuação no Brasil e no Mundo, a partir das 11h, no Jardim Botânico do Recife. Ana Rita é uma das maiores especialistas acerca da obra de Burle Marx e pretende apresentar detalhes interessantes do trabalho do artista.

A programação da Semana Burle Marx prossegue no dia 15 de agosto, sexta-feira, com o seminário “A arte do Jardineiro na conservação do jardim”. A atividade acontece das 9h às 12h, no auditório do Centro de Educação da UFPE, na Cidade Universitária, e vai contar com a apresentação do estudo sobre o Plano de Conservação dos Jardins de Burle Marx, que está sendo desenvolvido no Laboratório da Paisagem, pelo biólogo Joelmir Silva. O seminário terá também a presença de Sinval Augusto Pereira Filho, 49 anos, jardineiro que atuou com Burle Marx, de 1985 a 1994, na manutenção e conservação do patrimônio do Sítio Burle Marx.

Ainda na sexta, a partir das 15h, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, alunos de escolas públicas e privadas, além do público em geral, serão convidados a mergulhar no Baú de Burle Marx. A iniciativa é uma proposta de educação patrimonial que pretende despertar nos ouvintes o interesse e a vontade de preservar as obras criadas por Burle Marx na cidade. Logo em seguida, será realizada a troca da Bandeira do Recife, ato cívico que, nesse mês de agosto, será dedicada ao homenageado.

Encerrando a Semana Burle Marx, no sábado (16), no Jardim Botânico do Recife, Sinval Augusto Pereira Filho visita o espaço e aproveita para falar de sua experiência, para uma turma de 31 jardineiros selecionados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o 2º Curso de Jardinagem. O curso tem a duração de três meses e propicia aos participantes o aprendizado do ofício, com informações que vão desde técnicas de plantio e adubação, à escolha de espécies nativas para compor ambientes verdes.

PROGRAMAÇÃO – Semana Burle Marx

Quinta-feira, 7 de agosto
Hora: 16h30
Abertura da Semana Burle Marx
Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife sob a regência do maestro Marlos Nobre.
Local: Praça de Casa Forte, Av. 17 de Agosto, Recife.

Sexta-feira, 8 de agosto
Hora: 17h
Jantar “À Mesa com Burle Marx”
Local: no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (Rua da Aurora, 265, Boa Vista)
*Os convites devem ser retirados no horário das 10h às 12h, na sexta (08), na entrada do museu da Rua da União, 88.

Sábado, 9 de agosto
Hora: 10h
Exposição e apresentação de vídeo sobre Burle Marx
Local: Jardim Botânico do Recife, Km 7,5 da BR 232, Curado

Hora: 14h
Circuito das Praças de Burle Marx – Projeto Olha!Recife
Local: praças Ministro Salgado Filho, em frente ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre; Praça Faria Neves, no bairro de Dois Irmãos; Praça de Casa Forte; e Praça do Derby.
*Concentração na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. Inscrições pelo site www.olharecife.com.br

Domingo, 10 de agosto
Hora: 11h
Palestra sobre o Paisagista Burle Marx.
Com a coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE, Ana Rita Sá Carneiro
Local: Jardim Botânico do Recife, Km 7,5 da BR 232, Curado

Sábado, 15 de agosto
Hora: 9h às 12h
Seminário “A arte do Jardineiro na conservação do jardim”
Local: auditório do Centro de Educação da UFPE, Cidade Universitária, Recife

Hora: 15h
Apresentação do “O Baú de Burle Marx”
Local: Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Domingo, 16 de agosto
Hora: 10h
Visita do jardineiro de Burle Marx, Sinval Augusto Pereira Filho, à turma do 2º Curso de Jardinagem
Local: Jardim Botânico do Recife, Km 7,5 da BR 232, Curado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *