CAIS JOSÉ ESTELITA EM DISCUSSÃO NA FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO

Os caminhos do planejamento urbano da cidade, com ênfase na atuação das mídias e as recentes mobilizações populares sobre o uso e ocupação da cidade, são temas que entram em debate no seminário “Urbanismo, Mídia e Mobilização Popular: pensando o Recife a partir do #OcupeEstelita”. Uma realização da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), dos programas de Pós-graduação em Comunicação e Sociologia da UFPE e do Departamento de Comunicação Social da Unicap, o evento acontece entre os dias 11 e 13 de agosto, na sede da Fundaj do Derby, das19h às 22h. Participarão professores e pesquisadores das três instituições promotoras, além de representantes da sociedade civil.
Com o objetivo de estimular uma discussão interdisciplinar sobre os caminhos do planejamento urbano da capital, a conversa terá como ponto de partida o movimento #OcupeEsteltia e os critérios que se sobressaíram nos últimos anos para as intervenções na malha urbana da cidade do Recife, sobretudo em áreas de valor arquitetônico, paisagístico, histórico e simbólico.

“A proposta é tentar abrir um fórum de debate para discutir esse fenômeno urbano ligado a uma condição contemporânea da nossa cidade”, comenta Cristiano Borba, arquiteto da Fundaj. Desde o início dos embates, o movimento ganhou relevância internacional – o #OcupeEstelita foi noticiado em jornais como o The Guardian, La Reppublica, El Pais, BBC News Brasil e em um telejornal da Al Jazeera. Na cidade, já aconteceram reuniões em espaços como a Prefeitura, a Universidade Federal de Pernambuco, o Parque da Jaqueira e o Parque 13 de Maio. “Pretendemos abrir mais um canal de diálogo e levar a discussão para todos”, continua Cristiano. “Nas mesas, participarão representantes de várias instituições, como Tomás Lapa (UFPE), Evelyne Labanca (Instituto Pelópidas Silveira), Amélia Reynaldo (Unicap e CAU), Lucas Alves (Direitos Urbanos) e Liana Cirne (UFPE e Direitos Urbanos)”, adianta Cristiano.

O Seminário será realizado em um momento de intensa discussão política na cidade, quando se verifica um constante questionamento dos meios de representação e participação política.  O ponto de partida da ocupação do Cais José Estelita surge como elemento simbólico de uma luta pelo bem-estar na cidade e democratização nos processos de planejamento urbano. O Cais tornou-se objeto de disputa entre representantes da sociedade civil organizada e do Consórcio Novo Recife desde 2008, quando as empreiteiras arremataram a área de 100 hectares, da antiga RFFSA, em leilão. Hoje, o processo é alvo de cinco ações judiciais na esfera federal.
Ao todo, serão três mesas, com os temas “Direito à cidade, diversidade de manifestações”, “A cidade que se pensa: planejamento urbano transparente e inclusivo” e “Mídia, mobilização popular e liberdade de expressão”. No primeiro dia, às 17h, haverá uma mostra audiovisual sobre o #OcupeEstelita seguida de debate com coordenação de Pedro Severien (Fundaj) e apresentação de Ernesto de Carvalho.

Confira a programação completa:

Confira a programação completa:

1º dia – Segunda-feira, 11 de agosto

Abertura: 19h – Representantes da FUNDAJ, UFPE, UNICAP.
– Mesa 1: Direito à cidade, diversidade de manifestações
Discussão sobre as manifestações e mobilizações que reivindicam participação popular nas decisões que envolvem o desenvolvimento das cidades. A emergência dos “direitos urbanos”. O direito à manifestação. Novas formas de atuação política. “Leitura” social de mobilizações populares como o #OcupeEstelita.
Expositores: Érico Andrade (UFPE: Filosofia), Liana Cirne (UFPE: Direito, Movimento Direitos Urbanos), Ivana Driele (Movimento #OcupeEstelita), Maria Eduarda da Mota Rocha (UFPE: Sociologia).
Mediadora: Edneida Cavalcanti (FUNDAJ)

2º dia – Terça-feira, 12 de agosto

– Mesa 2:  A cidade que se pensa: planejamento urbano transparente e inclusivo
Discussão sobre o papel e processos do planejamento urbano no Recife. Participação e “escuta social” no planejamento urbano da cidade. O urbanisno na agenda pública: a repercussão de movimentos como Direitos Urbanos e mobilizações como o #OcupeEstelita.
Expositores: Lucas Alves (Movimento Direitos Urbanos), Tomás Lapa (UFPE: Desenvolvimento Urbano), Evelyne Labanca (Instituto Pelópidas Silveira), Amélia Reynaldo (UNICAP: Arquitetura e Urbanismo, Conselho de Arquitetura e Urbanismo-CAU)
Mediador: Cristiano Borba (FUNDAJ)

3º dia – Quarta-feira, 13 de agosto

– Mesa 3: Mídia, mobilização popular e liberdade de expressão
Discussão sobre o papel das mídias (dos meios massivos às redes sociais) nas manifestações e mobilizações populares que reivindicam participação no planejamento urbano do Recife. Midiatização e política. Agenda midiática e agenda pública.
Expositores: Marcelo Pedroso (Cineasta, Movimento #OcupeEstelita), Luís Carlos Pinto (UNICAP: Comunicação), Paula Reis (UFPE: Comunicação), Juliano Domingues (Comissão de Ética do SINJOPE, UNICAP)
Mediadora: Patrícia Bandeira de Melo (FUNDAJ)

Encerramento. Representantes da FUNDAJ, UFPE, UNICAP.

SERVIÇO
Sala Aloísio Magalhães
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 606, Derby, Recife -PE

fonte:BlogdaFundaj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *