Armando lidera disputa, mas eleição segue indefinida

O petebista tem 37% das intenções de voto, enquanto Câmara aparece com 10%. No entanto quase 50% dos entrevistados não definiram

A disputa pelo Governo de Pernambuco, nas eleições deste ano, promete ser acirrada. Dados de um levantamento divulgados neste sábado (2), pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), encomendados pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio apontam que Armando Monteiro (PTB) permanece liderando a disputa. No entanto, também demonstram espaços para o crescimento do principal adversário, Paulo Câmara (PSB), deixando o quadro indefinido e abrindo oportunidades de acirramento.

De acordo com os números da pesquisa estimulada (quando o eleitor tem os nomes dos candidatos sugeridos), o petebista configura a preferência de 37% dos pernambucanos, já Câmara teria 10%. Em seguida os candidatos Zé Gomes (PSOL) e Jair Pedro (PSTU) aparecem com 1% cada. Miguel Anacleto (PCB), Pantaleão (PCO) e Zé Miguel () não atingiram um ponto no percentual de intenções de voto.

Apesar da liderança de Armando, segundo a avaliação do cientista político e coordenador da pesquisa, Adriano Oliveira, o cenário atual não crava o favoritismo do petebista. “Apesar do senador Armando Monteiro partir na frente e ele ter esta vantagem de sair na frente com 37%, este dado não tem significado para podermos afirmar categoricamente que ele é favorito em vencer a disputa”, aponta o estudioso.

Corroborando Oliveira, o analista e coordenador do levantamento, Maurício Romão, ressaltou o possível acirramento da disputa do Estado. “Em termos de pontuação a eleição não está definida. Embora Armando seja um candidato forte e tenha começado a campanha mais cedo, é uma eleição que promete ainda. Há espaços para a conquista de votos, fazendo com que o pleito apresente acirramento nos próximos meses”, observou Romão.

No levantamento do IPMN, os pernambucanos ainda com os votos indefinidos somam 49%. De acordo com Oliveira, este, agora, é o dado que mais deve chamar a atenção dos postulantes ao Palácio do Campo das Princesas. “Temos um alto percentual de eleitores indefinidos, esses eleitores tendem a se movimentar. Isso acontecerá tanto para Paulo Câmara quanto para Armando Monteiro. Agora, a tendência é que eles (os indefinidos) se movimentem, neste início de campanha, para Paulo Câmara em virtude da boa avaliação de Eduardo Campos e pelo fato de que Paulo Câmara será apresentado aos eleitores”, avaliou o cientista.

Segundo ele, a tendência de migração para o candidato socialista se dá pelo fato de que nas últimas pesquisas Armando Monteiro não conseguiu “ultrapassar a barreira dos indefinidos”. “Porque os eleitores indefinidos não se posicionaram em prol Armando Monteiro, que lidera o cenário? Eles se posicionarão para quem?”, questionou.

As entrevistas do IPMN foram realizadas entre os dias 28 e 29 de junho, foram ouvidos 2.482 eleitores de todas as regiões do Estado. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), sob os números PE-00010/2014 e BR-00260/2014, no dia 25 de julho de 2014.

Outros percentuais

Na capital pernambucana, Armando teria 30% dos votos, Paulo Câmara 11%, Zé Gomes 3%, Jair Pedro e Miguel Anacleto têm 1% cada. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o candidato petebista configura 36% da preferência, seguido por Câmara com 10%, Jair Pedro atingiu a casa dos 2%, enquanto Gomes, Anacleto e Pantaleão obtiveram 1% cada.

Quando os entrevistados são do Agreste, o senador licenciado tem 35%, o socialista 10% e Zé Gomes 1%. Os sertanejos apontam como preferido Armando Monteiro, com 41%. Nesta região o índice de votos para Paulo Câmara também cresce, chegando a 13%, e Gomes chega à casa dos 3%. No São Francisco, Monteiro teria 42% dos votos, Câmara 12%, Zé Gomes 4% e Anacleto 1%.

No quesito nível de escolaridade, quando os entrevistados respondiam ter cursado até o ensino médio, Armando aparece com 39%, Câmara 10%, Zé Gomes 1% e Pantaleão 1%. Quando a formação é de nível superior, Armando Monteiro teria 45%, Paulo 20%, José Gomes, Jair Pedro e Miguel Anacleto aparecem com 1% cada. Os candidatos não citados nas regiões e por nível de escolaridade não atingiram 1% das intenções de votos.

Consulta Espontânea

Quando o eleitor foi indagado espontaneamente para indicar em quem votaria, Armando apareceu com 22% da preferência e Paulo Câmara 6%. Apesar de não poder mais se candidatar a governador e estar disputando o pleito presidencial, o ex-governador Eduardo Campos (PSB), também foi apontado, 6% dos pernambucanos disseram que votariam nele. A presidente Dilma Rousseff (PT) configura também as intenções para governar o estado, com 2%. E o candidato José Gomes apareceu com 1%.

Neste cenário, o percentual de eleitores que não souberam responder e os que votariam branco/nulo somados chega a 61% dos pernambucanos.

fonte:LeiaJá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *