Governo apoia produtores do Vale no combate as pragas

Na manhã de ontem, o representante do Instituto da Fruta do Vale do São Francisco (IFVSF), Ivan Pinto, e o Presidente da Moscamed, Jair Virginio foram recebidos em audiência com o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, no Palácio dos Campos das Princesas, sede do Governo.  A pauta da reunião incluiu uma apresentação sobre a situação atual da infestação pela praga agrícola na fruticultura do Vale e a entrega do projeto “Sistema Integrado de Controle de Moscas-das-frutas”.

Os representantes da fruticultura do Vale solicitaram apoio financeiro do governo pernambucano para aplicar as medidas necessárias na redução da população dos insetos que ameaçam a fruticultura do VSF, responsável hoje por 98% das exportações de uva e 92% das exportações de manga do país, além de manter mais de 200 mil empregos diretos na região do Vale.

A Ceratitis capitata é a mosca-da-fruta que mais provoca danos à fruticultura regional e que, em 2014, já tem registro de maior índice de infestação. “Não podemos permitir que a fruticultura do Vale tenha o mesmo destino que o tomate, interrompido pela traça-do-tomateiro e o algodão destruído pela praga do bicudo, anos atrás em nossa região. A Ceratitis capitata já está dificultando a comercialização dos produtos nos mercados nacional e internacional, precisamos agir com muita rapidez”, desabafou Virginio.

Ivan Pinto e Jair Virginio saíram satisfeitos com os resultados da audiência, já que o chefe do estado pernambucano mostrou-se solícito às necessidades da fruticultura do Vale, “O governador comprometeu-se em disponibilizar os recursos e implantar as ações necessárias ainda em 2014. Estamos todos muitos confiantes”, concluiu Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *