“Daily Míllor” reúne textos e ilustrações para homenagear Millôr Fernandes

Foi lançado na última quarta-feira (30/7) o jornal Daily Míllor. O nome é uma brincadeira com o homenageado da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o jornalista, escritor, desenhista e tradutor Millôr Fernandes .

Crédito:Reprodução
Jornal traz dia a dia da Flip e homenagens a Millôr Fernandes
A ideia da publicação foi estimulada pelo próprio homenageado, que publicava em seus textos na internet uma paródia do conhecido jornal britânico Daily Mirror. “A gente resolveu fazer algo parecido para movimentar e convidar os autores que eram amigos dele”, esclarece o jornalista e curador do evento Paulo Werneck.

“O habitat natural do Millôr, mais do que o livro era a revista e o jornal. Homenageamos um autor cuja pátria era a imprensa. A exposição é uma espécie de celebração a essa cultura do impresso, algo que passa por uma transformação muito drástica”, acrescenta.

Os textos e ilustrações, que abordam os temas em debate este ano, ficaram a cargo de convidados como o humorista Reinaldo, do “Casseta & Planeta”, Antonio Prata, Chico Caruso, Claudius, Luis Fernando Verissimo, Daniel Kondo e Ivan Fernandes, filho de Millôr.

Logo na primeira edição, o editorial assinado por Reinaldo usa de peculiaridades do jornalista para descrever o início do evento. “A situação é grave. O espectro do millorismo ronda Paraty e o mundo. Neste exato momento, milhares de perigosos milloristas internacionais se preparam para tomar o poder, millorificando corações e mentes das novas gerações, facilmente iludidas por indiciosas e nefandas millorificações”, ironiza.

Para marcar presença

Millôr Fernandes também estará presente no diário. A partir dos temas debatidos ao longo da Flip, os colaboradores selecionarão frases do escritor sobre o assunto e vão dar vida a um comentário. Além do conteúdo, o curador destaca a parte gráfica do jornal, arte praticada pelo jornalista em suas publicações. “A gente quis mostrar como ele está presente na programação”, explica.

Werneck ressalta a contribuição de Millôr no jornalismo e a marca que deixou por meio de tantos trabalhos como a famosa coluna “Pif-Paf”, no jornal O Cruzeiro e que, mais tarde, tornou-se revista. “Ele foi um criador do espaço de liberdade. Há uma dimensão revolucionária em tudo o que fez. É importe ouvir isso e falar para a massa”, pondera.

As edições diárias do informativo Daily Míllor serão distribuídas na exposição “Millôr, 90 anos de nós mesmos” na Casa da Cultura, em Paraty. Quem não estiver no evento pode acompanhar as publicações no tumblr Daily Millôr ou no site da editora Companhia das Letras, que publica a edição no fim do dia.

Millôr, 90 anos de nós mesmos – Aos jornalistas

No próximo sábado (22/8), será realizado às 10h o debate “Liberdade, liberdade”, com participação dos jornalistas americanos Glenn Greenwald e Charles Ferguson, sob mediação de Lúcia Guimarães.
Também no mesmo dia, os jornalistas Bernardo Kucinski, Marcelo Rubens Paiva e Persio Arida vão integrar a mesa “Memórias do cárcere: 50 anos do golpe”, mediada por Lilia M. Schwarcz, às 12h.

A Flip acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. A programação completa está disponível nosite do evento e nas páginas do Facebook e Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *