Por Carol Brito
Da Folha de Pernambuco

Apesar de tentar passar confiança diante do resultado adverso da pesquisa Ibope, feita em parceria com a Rede Globo, o candidato ao Governo do Estado pelo PSB, Paulo Câmara, admitiu que o cenário é ruim e que preferia estar melhor posicionado com a largada da corrida às urnas. Contudo, com o início do guia eleitoral, a partir de 19 de agosto, Câmara e o candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho (PSB) garantem que liderarão as amostragens eleitorais em setembro. A aposta dos governistas é que a forte estrutura da coligação e o amplo tempo de propaganda eleitoral reverterão o desconhecimento da chapa.

“Vamos continuar trabalhando, nos apresentando e mostrando nossas propostas. Nós temos ainda uma caminhada até o início do guia eleitoral. A partir do início do guia eleitoral, o crescimento vai se dar em um patamar muito maior e a gente já vai chegar no mês de setembro liderando todas as pesquisas”, afirmou Câmara, após caminhada em Brasilit, na Zona Oeste do Recife, ontem.

Paulo Câmara possui o dobro do tempo de divulgação do adversário Armando Monteiro Neto (PTB), da coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O socialista terá quase dez minutos e meio para apresentar suas propostas e o petebista contará com quase cinco minutos. Sobre o índice de rejeição de 20%, maior do que o de Armando, que tem 14%, Paulo Câmara atribui o resultado ao desconhecimento.

Fernando Bezerra adotou o mesmo tom do aliado. Para ele, o desconhecimento é o principal responsável pelo cenário desfavorável. Em seu discurso após caminhada em Brasilit, o ex-ministro da Integração Nacional acusou o seu adversário João Paulo (PT), de fugir dos debates. O socialista procurou desconstruir a gestão do petista na Prefeitura do Recife, entre 2001 e 2008. “Isso acontece porque Recife não sente saudade nenhuma dos que governaram a Capital por 12 anos e fizeram muito pouco”, bateu. Bezerra Coelho se apresentou como “o único” candidato a senador que joga a favor do prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB).