Maior barco movido a energia solar do mundo inicia missão pré-histórica na Grécia

Cinetistas sairão em busca de pistas de uma das regiões mais antigas já haboitadas pelo homem na Europa

Pesquisa será feita a bordo do maior barco movido a energia solar do mundo – VALERIE GACHE / AFP

O catamarã PlanetSolar, apresentado como o maior barco solar do mundo, vai iniciar uma missão na Grécia com o objetivo de encontrar uma das regiões mais antigas habitadas pelo homem na Europa. Os responsáveis pelo estudo disseram que a viagem começa em 11 de agosto, com uma equipe de cientistas suíços e gregos a bordo da embarcação, que vai rastrear uma zona rural pré-histórica no sudeste da península do Peloponeso.

A missão vai durar de um mês e foi organizada pelo ministério da Cultura grego em parceria com a escola suíça de arqueologia. Os participantes realizarão buscas em torno da caverna Franchthi, no Golfo de Argos, onde os europeus primitivos viveram entre os períodos Paleolítico e Neolítico.

Segundo os realizadores do estudo, a caverna foi abandonada por volta do ano 3.000 a.C., mas os cientistas entendem que os habitantes devem ter construído uma cidade próximo dali. Estima-se que o local foi habitado por cerca de 35.000 anos e é possível que, por volta do final da era neolítica, os habitantes se mudaram para um sítio vizinho que agora está submerso.

Pesquisa será feita em uma das regiões arqueológicas mais importante da Grécia – VALERIE GACHE / AFP

Se encontrarem este local, os cientistas acreditam que estarão diante de uma das cidades mais antigas da Grécia e da Europa.

O BARCO

O PlanetSolar é uma embarcação construída na Alemanha, com 31 metros de comprimento. O barco é movido por painéis solares que somam cerca de 500 metros quadrados. Em 2012, o catamarã se tornou o primeiro navio a circum-navegar do planeta movido exclusivamente a energia solar.

Embarcação pode alcançar uma velocidade média de 14 km/h – VALERIE GACHE / AFP

O catamarã pode alcançar uma velocidade média de 14 km/h. Enquanto estiver na Grécia, a embarcação também será usada em pesquisas geofísicas e vai auxiliar arqueólogos subaquáticos em estudos no Mar Egeu.
com agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *