Theatro Municipal comemora 105 anos

Celebração vai contar com 12 horas de programação gratuita

O Theatro Municipal do Rio completa, no dia 14 de julho (segunda-feira), 105 anos de existência. Para celebrar a data, o local terá programação cultural especial e gratuita, com duração de 12 horas. Todos os anos a Fundação Theatro Municipal, vinculada à Secretaria de Cultura, realiza a festa.

A abertura será feita às 10h pelo Coral Infantil da UFRJ, nas escadarias do teatro, para dar boas-vindas aos visitantes. No repertório, estão interpretações de canções folclóricas e músicas de compositores famosos como Mary Lynn Lightfoot, Donald Moore, Jayme Ovalle e Edmundo Villani-Côrtes. O coral, criado em 1989, já realizou mais de 300 apresentações ao lado de diversas orquestras brasileiras.

Aniversário do Theatro Municipal será comemorado na próxima segunda-feira
Aniversário do Theatro Municipal será comemorado na próxima segunda-feira

Logo depois, às 11h, a Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa faz um espetáculo com danças históricas e interpretações como O Quebra Nozes, com coreografia de Dalal Achcar.

O maestro Silvio Viegas, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e diretor artístico interino, considera o evento uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre a cultura.

“Essa festa democratiza a cultura e o trabalho realizado aqui no Theatro Municipal. É importante para lembrar que o teatro é a casa de todos, todos são muito bem-vindos. Estou aqui desde 2008 e a reação do público é sempre positiva”, afirmou o maestro.

Outra atração é a Orquestra Infanto-juvenil das Comunidades Pacificadas, que sobe ao palco às 15h. No repertório, composições de Mozart, Beethoven e Villa-Lobos, sob a regência do maestro Juliano Dutra. Fundada em 2010, a orquestra é integrada por 70 crianças e adolescentes das comunidades Santa Marta, Babilônia, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Complexo do Alemão, Complexo da Tijuca e Cidade de Deus. O conjunto já se apresentou em espaços como o Circo Voador, o Museu Nacional de Belas Artes, o Consulado da Alemanha, o Clube Caiçaras, além do próprio Theatro Municipal.

Para encerrar as comemorações, às 20h, o balé e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal se apresentam, levando ao palco o espetáculo La Bayadère. Dividido em dois atos e cinco cenas, a obra é ambientada na Índia Real e conta a história do amor impossível entre a dançarina religiosa de um templo, Nikiya, e o guerreiro Solor.

O Theatro Municipal, que fica na Praça Floriano, s/nº, no Centro do Rio, foi construído em 1909, com capacidade para 1.739 espectadores. Em 2008, o local passou por uma restauração, na qual foram investidos R$ 64 milhões, reabrindo em 27 de maio de 2010.

 

fonte:jornaldobrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *