“O futebol e a luta de passes” satiriza Copa da Fifa e dos empresários

Para o compositor Fábio Carvalho, a música é muito mais que entretenimento. Ele aposta na arte engajada como forma de provocar reflexões sociais. Canção aborda conceito que vai para além dos gramados.

0

Considerada o evento mais popular do planeta, a Copa do Mundo da Fifa chegou ao Brasil em um clima de disputas políticas protagonizadas nas ruas. O evento foi questionado em centenas de mobilizações que agitaram o país no último ano. Para garantir a realização da Copa, o governo cedeu aos caprichos da Fifa e fez concessões que legitimaram ações truculentas da polícia e até mesmo do exército.

Nessa conjuntura, o compositor Fábio Carvalho acaba de lançar a música “O futebol e a luta de passes”. O samba abre o disco “Meia Palavra Bastaria”. O trocadilho do título também virou um vídeo, que está disponível na internet. Segundo Fábio, a música faz menção a um conceito que vai para além dos gramados.

“A luta de passes faz referência à luta de classes antiga porque a Copa do Mundo tem desde 1930, a luta de classes já tem há muito tempo, desde que tem pobre e rico, desde que tem explorado e explorador existe a luta de classes. A copa do mundo entra nesse bolo de eventos em que a elite avança. Ela cria as regras do jogo para poder concentrar poder, riquezas.”

Para o compositor Fábio Carvalho, a música é muito mais que entretenimento. Ele aposta na arte engajada como forma de provocar reflexões sociais.

“A música é um instrumento de comunicação, assim como é a televisão, é a escrita. Cada letra tem essa possibilidade de contribuir com a formação política, com a formação humana de cada pessoa. A gente tem a possibilidade de colocar mensagens, de colocar ideias coletivas, sentimentais.”

A música “O futebol e a luta de passes” e as demais faixas do CD Meia Palavra Bastaria, de Fábio Carvalho, podem ser ouvidas gratuitamente na internet.

fonte:Radioagência BdF, Leonardo Ferreira

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *