O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Senado Federal, cobrou hoje (6), durante agenda pelo Agreste, a revogação da portaria interministerial que autoriza indústrias de laticínios a reidratar até 35% do leite em pó. Segundo ele, a medida tomada há dois anos pelo Ministério da Agricultura tem dificultado a competitividade dos produtores de leite da região com as grandes empresas de laticínio e causado grande prejuízo aos pequenos pecuaristas. Durante a passagem por Capoeiras, Fernando Bezerra ouviu diversas reclamações sobre o assunto. “A produção de leite em Pernambuco caiu de 2,5 milhões para 900 mil litros por ano. Essas cidades dependem da pecuária leiteira e estão vendo os preços de leite importado irem lá para baixo de forma artificial. Falta sensibilidade ao Governo Federal porque estão mantendo artificialmente essa portaria para não pressionar a inflação que nós já estamos vendo aí”, disse. O socialista voltou a defender o perdão da dívida para micro e pequenos produtores. “Muita gente também me parou na feira porque o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste estão executando as dívidas num momento em que o Governo Federal deveria dar a mão para recuperar a pequena propriedade rural e a produção do leite desta região”. |