Folha de S.Paulo justifica apoio ao golpe de 64

:

Do Portal BR 247

Em um editorial de página inteira, a Folha de S. Paulo justifica neste domingo 30, quando se completam 30 anos do golpe militar no Brasil, o apoio que deu o regime. ‘Aos olhos de hoje, apoiar a ditadura militar foi um erro’, diz o texto. ‘Este jornal deveria ter rechaçado toda violência, de ambos os lados, mantendo-se um defensor intransigente da democracia e das liberdades individuais’, prossegue o texto.

O jornal de Otavio Frias Filho ressalta que ‘é fácil, até pusilânime, porém, condenar agora os responsáveis pelas opções daqueles tempos, exercidas em condições tão mais adversas e angustiosas que as atuais’. De acordo com a publicação, os defensores do regime militar, à época, ‘agiram como lhes pareceu melhor ou inevitável naquelas circunstâncias’. Texto defende também que repúdio ao regime é merecido, mas que nem todas as críticas têm fundamento.

A Folha é acusada de ter colaborado com a ditadura militar emprestando carros da empresa para que policiais do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura, fizessem campana e prendessem militantes de esquerda. Dois deles afirmam, em depoimento, ter visto caminhonetes do jornal no prédio do DOI-Codi na rua Tutoia, no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, onde ficaram presos.  

Clique aí e leia  editorial de página inteira da Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *