Sambadas de maracatu podem ter que acabar mais cedo em Nazaré da Mata

Grupos de maracatu se reúnem nesta quarta (5), às 14h em Nazaré da Mata. Fotos: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Grupos de maracatu se reúnem nesta quarta (5), às 14h em Nazaré da Mata. Fotos: Rodrigo Lôbo/JC Imagem 

Após diversas reclamações de moradores com relação ao barulho das apresentações de grupos de maracatu, o Ministério Público de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco, decidiu realizar uma reunião com os presidentes dessas organizações para discutir o tema.

No encontro também será assinado um termo de ajuste e conduta para o início e término das sambadas de grupos de maracatu na cidade, que não poderá ultrapassar as 2h da manhã. A reunião é aberta ao público e será realizada nesta quarta-feira (5), às 14h, no Colégio de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata.

De acordo com o secretário de turismo do município, Leonardo Martins, a reunião será feita juntamente com o Ministério Público de Pernambuco e o 2º Batalhão Militar.

grupo-de-maracatu-nazare-da-mata-zona-da-mata-norte-de-pernambuco
Grupos de maracatu chamam a atenção pelas cores vibrantes.

O município de Nazaré da Mata é conhecido como a Capital do Maracatu. As apresentações do tipo sambada começam geralmente entre as 22h e 23h e são caracterizadas pelo confronto entre dois grupos de maracatu. A festa geralmente termina às 5h.

“Acho que tem que se unir o útil ao agradável. Como a gente vai fazer uma festa para acabar às 2h ou 1h da madrugada, quando geralmente elas acabam às 5h da manhã? A gente não pode tirar a tradição.”, argumenta Ednaldo Bezerra que, nas sambadas, é conhecido como “Nal Caboclo”.

Caso não seja possível um acordo, a proposta informada pela secretaria de turismo é de que as apresentações de maracatu comecem e terminem mais cedo em Nazaré da Mata.

fonte:ne10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *