Caixa retoma cronograma do Bolsa Família um mês após boatos

Um mês após boatos sobre o fim do Bolsa Família provocar confusão e corrida para saques, a Caixa Econômica Federal orientou os funcionários de suas agências a prestar todo tipo de esclarecimento sobre cronograma de pagamento do programa.

O banco retoma nesta segunda-feira (17) o pagamento dos benefícios de junho do programa e diz que não houve reforços quantitativos no número de trabalhadores nas agências, embora eles tenham sido treinados a informar que os benefícios dessa vez serão pagos obedecendo rigorosamente ao cronograma estabelecido de acordo com o NIS (Número de Identificação Social).

Na véspera dos boatos, a Caixa liberou de uma só vez, sem obedecer o cronograma, cerca de R$ 2 bilhões nas contas de todos os 13,8 milhões de beneficiários atendidos pelo Bolsa Família para evitar, segundo o banco, que alguns deles ficassem sem receber a assistência por causa da unificação do registro dos programas sociais do Governo Federal.

Por isso, a Caixa informa que os pagamentos seguirão à risca o calendário. Nesta segunda-feira, receberão os beneficiários com cartão terminado com o número 1. No dia seguinte, será a vez dos beneficiários com cartão com número 2 no final e assim sucessivamente. Os últimos a terem os benefícios pagos serão os com cartão com o último número zero, no dia 28. Nos fins de semana, não haverá liberação de pagamentos.

As investigações sobre a origem e os motivos dos boatos do fim do Bolsa Família ainda estão sendo conduzidas pela Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *