Casa Branca diz que Obama está ‘ansioso’ para receber Dilma

Em nota divulgada ontem (29), a Casa Branca confirmou a visita de Estado, marcada para 23 de outubro, da presidente Dilma Rousseff (PT) a Washington, onde será recebida pelo presidente Barack Obama e pela primeira-dama Michelle Obama.

No comunicado, a Presidência dos Estados Unidos diz que Obama está “ansioso” para receber Dilma “e trabalhar com ela para fazer progredir nossos interesses cada vez mais comuns, como dois parceiros hemisféricos e globais”.

O primeiro encontro dos dois, como presidentes, ocorreu em março de 2011, quando Obama e Michelle visitaram Brasília. Em abril do ano passado, Dilma fez visita oficial a Washington. A visita de Estado, prevista para outubro, tem status diplomático mais elevado.

A nota da Casa Branca diz ainda que os dois líderes deverão conversar para “expandir o diálogo e cooperação entre os Estados Unidos e o Brasil num crescente número de assuntos bilaterais, regionais e globais, assim como laços culturais e de amizade que existem entre os povos dos dois países”.

O convite dos EUA, antecipado em abril, foi oficializado ontem pelo vice-presidente Joe Biden, em visita ao Rio de Janeiro. Ele disse acreditar que o ano de 2013 marca uma nova era entre o Brasil e o seu país. “Queremos aproveitar esta grande oportunidade. O Brasil se tornou a sétima maior economia e ficou notável nos últimos 20 anos. Vocês derrotaram a inflação, tiraram 40 milhões da milhões da miséria” disse Biden.

Fonte: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *