Pesquisa inédita é lançada hoje no Recife

Livro sobre Gilberto Freyre é fruto de estudo realizado nos últimos cinco anos

Logo mais, às 17 horas, a pesquisadora Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti comandará sessão de autógrafos do seu novo livro, o “Gilberto Freyre e as aventuras do paladar”. A publicação, coordenada e editada pela Fundação Gilberto Freyre, e viabilizada pela Lei Rouanet, é fruto de estudo realizado pela autora nos últimos cinco anos, ininterruptamente. O objeto das pesquisas foi a abordagem que o sociólogo dispensou ao longo da vida ao tema alimentação – refletida em suas obras e também em muitos textos avulsos que escreveu.

Divulgação

                       Autora comanda sessão de autógrafos nesta quinta

O que pode se ver na publicação, portanto, é a compilação exata das palavras de Freyre que se referem a ingredientes, modos de comer, hábitos na cozinha, resultando na junção de 1.326 citações, que foram devidamente comentadas por Lecticia, com o objetivo de pontuar o leitor sobre o contexto em que fizeram parte. A dinâmica adotada pela autora para realizar as interferências conferiu uma leitura leve, ao contrário do que se podia pensar de uma publicação desse tipo. É quase uma conversa entre os dois teóricos, que segue nos 19 capítulos: Imagens – cheiros e sabores; O paladar de um gourmet; À mesa com Gilberto Freyre; Sabores de longe; O colonizador português; O índio; O escravo africano; Outros povos; O oriente; Os trópicos; Regionalismo; Assucar e outros livros de receitas; Cozinha brasileira; Cozinha pernambucana; Casa, cozinha e cozinheiros; O doce e amargo açúcar; Bebidas; Pratos e alguns de seus ingredientes e Frutas. Parte da primeira tiragem será distribuída com faculdades e instituições de pesquisa de todo o País.

ServiçoLançamento do “Gilberto Freyre e as aventuras do paladar” (Fundação Gilberto Freyre, 427 páginas, R$ 80), de Lecticia Cavalcanti
Quinta-feira, às 17h, no Pátio Café – Av. Rui Barbosa, 141, Graças
23 de maio, 17 horas, no Pátio Café – avenida Rui Barbosa, 141, Graças

fonte:folhape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *