Pedido de CPI das Licenças Ambientais do governo Tarso ganhou força nesta terça-feira.

ENTREVISTA – Vai sair a primeira CPI do governo Tarso                          Deputada Zilá Breitenbach, PSDB do RS

Quantas assinaturas já foram garantidas para a CPI do Licenciamento Ambiental, a primeira do governo Tarso?
9. Precisamos de mais 11.

De onde virão?
Se o PMDB, PPS e PP assinarem, já que são todos Partidos da oposição, teríamos mais 16, portanto acima do necessário. Sem contar com deputados da base aliada.

Algum deputado da base aliada assinou?
Sim, os deputados Marcelo Moraes e Cassiá Carpes, ambos do PTB. 

O que há com PMDB e PP?
São Partidos com história e consistentes, trabalhando com tempos e métodos próprios. O PMDB me disse que assinará e espero que faça isto. 

A senhora está confiante?
É o que o Rio Grande espera de nós. CPI é prerrogativa dos parlamentares. 

Os seis deputados do PSDB decidiram ir para o plenário na tarde desta terça-feira, dispostos a buscar no PMDB e no PP, Partidos de oposição, as assinaturas que faltam para instalar a CPI das Licenças Ambientais, que revelou verdadeiro mar de lama na secretaria estadual do Meio Ambiente, comandada até agora pelo PCdoB.. O pedido de CPI conta com nove assinaturas: as seis assinaturas tucanas, uma do DEM (Paulo Borges) e duas do PTB (Marcelo Moraes e Cassiá C arpes). O PTB é ó único Partido da base aliada que rachou até agora, mas precisa de mais 10 para emplacar.

. O PMDB, 8 deputados, avisou ao PSDB que assinará o pedido. Só não fez isto na terça-feira porque estava sem a totalidade da bancada.
. Se isto ocorrer, faltará uma só assinatura, que poderá vir de um dos 7 deputados do PP, que também é da oposição. Até esta terça-feira os deputados do PP não pareciam dispostos a encorpar o pedido, sob a alegação de que será preciso que o segredo de justiça seja quebrado, a fim de que todos conheçam o inteiro teor do inquérito da Operação Concutare. A alegação é frágil, porque a RBS divulga diariamente trechos inteiros do inquérito, inclusive grampos, tudo editado para atender a conveniência da Polícia Federal. Além disto, todos os advogados possuem cópias do material produzido até agora.

CLIQUE AQUI para examinar o pedido de CPI elaborado pela bancada do PSDB na Assembléia do RS. O fato determinado: “Apurar possíveis irregularidades nas concessões de licenças ambientais na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler”.

fontePB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *