Um em cada 4 sobreviventes de melanoma continua ignorando o filtro solar

2% ainda relatou ter usado cama de bronzeamento nos últimos meses, diz pesquisa

Ficar exposto ao sol sem a proteção do filtro solar e usar camas de bronzeamento são fatores conhecidos por aumentar o risco de desenvolvimento do melanoma, a forma mais grave e letal de câncer de pele. Mesmo assim, a responsabilidade parece desaparecer entre alguns dos  sobreviventes da doença. Isso é o que mostra um estudo apresentado na American Association for Cancer Research Annual Meeting 2013, que aconteceu nesta segunda-feira (8) em Washington, nos Estados Unidos.
Para a pesquisa, uma especialista da Yale School of Medicine e colegas avaliaram respostas de sobreviventes de melanoma que participaram da National Health Interview Survey, realizada em 2010. Foram coletados dados de 171 indivíduos que haviam  conseguido vencer a doença e, inicialmente, foi constatado que a maioria passou a tomar precauções para minimizar o risco de desenvolver um novo câncer de pele. Entretanto, boa parte dos indivíduos parecia continuar  ignorando o hábito de usar filtro solar diariamente.
Os  resultados mostraram que 27,3% dos sobreviventes de melanoma disseram  nunca usar filtro solar ao ficar fora de casa, mesmo em um dia  ensolarado, durante um período de uma hora. Outros 15,4% afirmaram que  raramente ou nunca se protegiam na sombra em dias ensolarados. Além  disso, 2,1% disseram ter usado camas de bronzeamento artificial nos últimos 12 meses.
Os especialistas reforçam que há necessidade de intervenções mais eficazes para reduzir a exposição solar e o uso de camas de bronzeamento pela  população. Eles desconfiam ainda que algumas pessoas possam sofrer de um tipo de vício em relação ao bronzeamento.
Previna-se do câncer de pele Faça chuva ou faça sol, o filtro solar é peça fundamental para prevenção do  câncer de pele. Mas fazendo uso diário do produto, é fundamental ficar  atento aos principais fatores de risco da doença. Conheça quais são  eles:

  • Mulher toma sol na praia - Foto: Getty Images
  • Mulher com pintas passa creme nas pernas - Fotos: Getty Images
  • Ruiva balança os cabelos vermelhos - Foto: Getty Images
  • Mulher com ombros cheios de sardas acaba de sair do banho - Foto: Getty Images
  • Médico mostra exames para paciente - Foto: Getty Images
  • Homem conversa com médica durante consulta - Foto: Getty Images
  • Jovem medita enquanto toma sol na praia - Foto: Getty Images

Dificuldade para se bronzear

Ter pele bem bronzeada de sol costuma significar beleza e vitalidade (além de férias em algum lugar com belas praias). Mas existem riscos relacionados às horas de exposição ao sol e eles não podem ser descartados, principalmente se você tem a pele muito branca e ela fica vermelha em vez de amorenar. “Nesse caso, o risco de câncer de pele é alto por dois motivos: pela sensibilidade natural da pele e porque, como não consegue se bronzear facilmente, essa pessoa acaba ficando tempo demais exposta aos raios UVA e UVB”, explica a dermatologista Marcia Puceli, especializada em câncer de pele.

fonte:msn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *