Morre nos EUA crítico de cinema Roger Ebert

48e9f201addd1b6f5718d99c0ad8aeab.jpg

O crítico Roger Ebert em 2006
Foto: Reuters

Roger Ebert, o primeiro crítico de cinema a ganhar um Prêmio Pulitzer, morreu nessa quinta-feira (4), aos 70 anos, vítima de um câncer, informou a imprensa americana.

Ebert, que há apenas dois dias anunciou em seu blog que faria uma pausa no trabalho por problemas de saúde, morreu após uma longa batalha contra o câncer, revelou o Chicago Sun-Times.

“Promoveu a excelência do cinema enquanto desacreditava o terrível, o secundário ou o meramente medíocre com um olho observador, um gênio agudo e uma profundidade de conhecimento que deleitou milhares de leitores e espectadores”, escreveu o Chicago Sun-Times, no qual Ebert iniciou em 1967.

Crítico na imprensa, TV e Internet, a marca de aprovação de Ebert “com os polegares para o alto” era um certificado de excelência desejado por todos os cineastas.

Em 1975, Ebert ganhou o prêmio Pulitzer por suas críticas na imprensa e programas de TV, quando cunhou sua marca com os polegares para cima ou para baixo.

O presidente americano, Barack Obama, disse que Roger foi “para uma geração de americanos e, especialmente para Chicago, o próprio cinema. Quando ele não gostava de um filme, era honesto, e quando gostava, era efusivo, captando o poder único que tem o cinema para nos levar a um lugar mágico”.

Ebert lutou por quase uma década contra um câncer de tiroide e na glândula salival.

Fonte: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *