Deixe um comentário

Mujica chama Kirchner de ‘velha’ e Argentina protesta

 

 O Argentina protestou formalmente nesta quinta-feira contra as declarações do líder uruguaio, José Mujica, que chamou o finado presidente Néstor Kirchner de “vesgo’ e a atual presidente, Cristina Kirchner, de “velha”.

“Esta velha é pior que o ‘vesgo'”, disse Mujica sobre o casal Kirchner, sem perceber que os microfones estavam ligados antes de uma entrevista coletiva.

“O ‘vesgo’ era mais político, mas ela (Cristina) é teimosa. Foi explicar a um Papa argentino (Francisco), que já viveu 77 anos, o que é um mate e o que é uma garrafa térmica?!” – disse Mujica sobre os presentes de Kirchner quando foi recebida pelo novo Pontífice, em 19 de março passado.

Mujica fez os comentários quando conversava, em voz baixa, com o governador do departamento de Florida, Carlos Enciso, sobre as relações com Argentina e Brasil, segundo o jornal uruguaio El Observador, que divulgou a gravação na Internet.

O chanceler argentino, Héctor Timerman, protestou contra as ‘ultrajantes’ expressões de Mujica sobre o finado presidente Kirchner (2003/2007) e sua esposa, hoje mandatária da Argentina.

“A Argentina assinala que é inaceitável que comentários ultrajantes, que ofendem a memória de uma pessoa falecida, que não pode se defender, tenham sido realizados por alguém que Kirchner considerava seu amigo”, disse Timerman em nota entregue ao embaixador do Uruguai, Guillermo Pomi, na qual manifesta “o profundo mal-estar com as expressões” de Mujica.

Horas depois, Mujica se justificou afirmando que não falou “publicamente” sobre os líderes argentinos.

fonte:AFP

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: