Seca maltrata moradores do Nordeste

No campo, a falta d’água provoca muitos prejuízos. Os pastos estão secos e os animais estão sem comida

No Nordeste, mesmo com a proximidade da estação chuvosa, quase dez milhões de pessoas ainda estão sofrendo com a seca.

A terra está pronta, mas o agricultor de Jaguaribe, no sertão do Ceará, tem medo de começar a plantar. “A gente já está com a semente preparada, aguardando a chuva”, afirma Francisco Nogueira Neto.

No Ceará, o período de chuva vai de fevereiro a maio. No mês passado, o volume total registrado em todo o estado foi 53% menor do que a média histórica registrada de fevereiro.

No campo, a falta d’água provoca muitos prejuízos. Os pastos estão secos e falta comida para os animais. Nas terras de Rosa Fernandes, muitas vacas já morreram de fome. Ela tenta salvar os bezerros que conseguiram sobreviver.

Na esperança de que a chuva chegue, um produtor fez um empréstimo de R$ 12 mil para construir um açude e armazenar água para a família. Até agora, não há quase nada no reservatório.

No Nordeste, já são quase 10 milhões de pessoas atingidas pela seca e mais de 1,2 mil cidades em situação de emergência.

Os agricultores esperam pela chuva no Dia de São José, 19 de março. Pela tradição, se chover neste dia é sinal de que a safra vai ser boa. “Se Deus quiser, se chover ainda, a gente planta, a gente espera até o Dia de São José, se não chover, acabou a esperança”, diz Francisco Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *