Filmes, exposições e espetáculos nos aniversários de Olinda e Recife

d6e086969af49a5eb85edf5733dff51d.jpg

A Secretaria de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) prepararam uma programação especial para comemorar os 476 anos do Recife e os 478 anos de Olinda. Exposições, exibições de filmes, oficinas e workshops ocupam diversos equipamentos culturais nas duas cidades, seguindo o conceito de dinamização em rede proposto pela Diretoria em Gestão de Equipamentos Culturais da Secult-PE/Fundarpe.

No cinema São Luiz a programação especial começa na segunda-feira (11 de março) com a exibição, às 16h, do filme Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes. A sessão contará com recurso de áudio descrição destinado aos deficientes visuais. Na terça-feira (12 de março), o templo da sétima arte recifense recebe a pré estreia nacional do documentário Francisco Brennand. A produção, dirigida pela cineasta Mariana Brennand Fortes, narra a trajetória do célebre artista plástico pernambucano.

TORRE MALAKOFF– Recife Horizontes que Habitam uma exposição composta por fotografias oriundas do acervo histórico da Marinha do Brasil e mostra, entre outros aspectos, a construção do cais do porto, em 1913. Este momento histórico, quando, após 100 anos, estamos assistindo a construção do novo porto é de grande simbolismo, pois mais uma vez o novo transforma a vida da cidade. A abertura da exposição acontecerá dia 12 de março, aberta ao público, com a participação especial do curta premiado de Katia Mesel – Recife de Dentro para Fora, um grandioso painel fotográfico da visão dos estudantes da rede pública sobre o Bairro do Recife atual e a intervenção do grafiteiro Galo de Souza.

Também na Torre, neste final de semana, o público poderá conferir gratuitamente os espetáculos da companhia circense Up Leon. Os Sete Pecados Capitais (espetáculo adulto) Faroeste Circo Show (epetáculo infanto-juvenil) já foram aplaudidos em diversos países da Europa. Vencedora do Prêmio Pró Cultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, no ano de 2010, do Ministério da Cultura, a Up Leon é uma companhia 100% brasileira que iniciou suas atividades em 1991 com quatro artistas formados pela Escola Nacional de Circo e se consolidou como a maior empresa brasileira a produzir espetáculos de circo em parceria com grandes empresas e parques temáticos da Europa.

MUSEU DO ESTADO – Exposições também integram a programação especial. No Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) duas mostras ocupam simultaneamente o equipamento já a partir desta sexta-feira (08 de março). Recife – Olindatrata-se de uma mostra iconográfica em homenagem ao aniversário das “cidades-irmãs”. Do acervo do Mepe foram selecionadas pinturas e gravuras de renomados artistas, retratando casarios e paisagens das duas cidades. Na visão de nomes como Franz Post, Telles Junior, Mario Nunes, Gilberto Freyre, Cícero Dias, entre outros. O visitante poderá apreciar o Recife e Olinda de ontem e hoje.

A exposição Olhar Feminino apresenta pinturas e gravuras de mulheres artistas na pinacoteca do MEPE, em homenagem ao mês da Mulher. As diferentes inspirações das artistas retratam temas figurativos, abstratos e naturezas mortas. Obras de Maria Carmem, Tereza Costa Rego, Marisa Varella, Ana Ivo, Ladjane Bandeira, entre outras poderão ser apreciadas nessa coletiva.

Além destes destaques a programação nos equipamentos culturais do estado contemplam outras atividades. Confira no serviço abaixo:

Cinema São Luiz

Dia 11/03 – Segunda-feira 16h – Exibição de Era uma vez eu, Verônica dirigido por Marcelo Gomes, com áudio descrição.
Dia 12/03-terça-feira, 21h – Pré estreia de Francisco Brennand,(75’35mm) dirigido por Mariana Brennand Fortes.

Torre Malakoff
Mostra Up Leon: Circo

09 de março

16h: Faroeste Circo Show, espetáculo infanto-juvenil.
19h30: Os Sete Pecados, espetáculo adulto.

10 de março

14h e 17h: Faroeste Circo Show, espetáculo infanto-juvenil.
20h: Os Sete Pecados, espetáculo adulto.

Retirada dos ingressos: uma hora antes de cada Espetáculo, na Torre Malakoff. Podem ser retirados até dois ingressos por pessoa. Entrada Franca.

MEPE – Museu do Estado de Pernambuco

Exposição Olhar Feminino na Pinacoteca do MEPE
Exposição Recife-Olinda, acervo do Museu do Estado.

Abertura: dia 07 de março
Visitação: de 08 a 31 de março
3ª a 6ª, das 9h as 17.
Sábado e domingo, das 14h às 17h.

MUREO – Museu Regional de Olinda

Cortejo

Dia 12 de março às 16h
Cortejo pelas ruas de Olinda com Orquestra Naips e o boneco de Bajado produzido na oficina que acontece durante a semana de 04 a 08 de maio.

MASPE – Museu de Arte Sacra de PE

Recitais, concertos e exposição.
Exposição Mulheres: Vida e Paixão de Cristo
Abertura: dia 10 de março, 11h
Recital de Margarete Leite, com convidados e apresentação de musica instrumental.
Visitação: De 10 de março a 24 de abril
De terça a sexta, das 10h às 16h.
Sábado e Domingo, das 10h às 14h.

Galeria de Arte do Centro de Artesanato de Pernambuco

I Mostra PATRONARTE: Exposição de telas de Eliosval Fortunato

Abertura: dia 12 às 19h
Visitação
De 12 de março a 12 de abril
Segunda: 14h as 20h
Terça a Domingo: Das 11h às 19h

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Exposição Instantâneas da África, de Diego di Niglio, até dia 10 de abril
Sala de Convidados Especiais: Exposição de Mariza Lacerda, até dia 03 de abril
Visitação: De terça a domingo, das 9h as 17h
Durante o mês de março, a entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *