MORRE HUGO CHAVEZ

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu nesta terça-feira, aos 58 anos, em Caracas, na sequência de complicações após a quarta operação ao cancro, anunciou o vice-presidente Nicolás Maduro.

“Às 4.25 [21h25 em Lisboa] morreu o Presidente comandante Hugo Chávez. A toda a sua família transmitimos a nossa dor e a nossa solidariedade”, disse Maduro, que a imprensa venezuelana descreve como emocionado. “É uma tragédia histórica aquela que hoje toca a nossa pátria. Apelamos a todos os nossos compatriotas a serem os vigilantes da paz, do amor e da tranquilidade da pátria. Queridos compatriotas, muita coragem, temos que crescer por cima desta dor”.

Nesta terça-feira, numa intervenção em directo na televisão pública, Nicolás Maduro tinha anunciado a expulsão de um diplomata dos Estados Unidos da América, acusado de conspiração para propagar rumores sobre a morte de Chávez e de ter tentado contactar antigos militares, afectos ao regime anterior à revolução chavista. Maduro acusou ainda os “inimigos” da revolução de terem provocado o cancro do Presidente venezuelano.

Chávez era Presidente da Venezuela desde 1999. Foi reeleito nas eleições de Outubro, mas não chegou a tomar posse. Há muito que se especulava sobre o estado de saúde do chefe de Estado Venezuelano e a oposição já estava a preparar-se para novas eleições presidenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *