Hugo Chávez, perdeu a batalha contra o câncer

Venezuela

Agence France-Presse

 

Chávez governou a Venezuela por quase 13 anos. Foto: Presidência/AFP Photo
Chávez governou a Venezuela por quase 13 anos. Foto: Presidência/AFP Photo

Hugo Chávez, o tenente-coronel reformado que governou a Venezuela por quase 13 anos projetando uma imagem de invencibilidade no comando de sua revolução bolivariana, não conseguiu vencer a batalha contra o câncer e morreu nesta terça-feira aos 58 anos.

Líder inconteste desde que chegou à Presidência da Venezuela em 1999 e influente ator na região, Chávez morreu antes de tomar posse, prevista para 10 de janeiro após a sua terceira reeleição consecutiva na eleição presidencial de outubro de 2012.

O presidente sempre confiou em sua recuperação e tinha como objetivo governar a Venezuela até 2030 para continuar aprofundando o que batizou como “socialismo do século XXI” neste país com as maiores reservas de petróleo do mundo.

Com um grande domínio dos meios de comunicação e uma energia transbordante, Chávez se tornou onipresente na vida dos venezuelanos. Seduzia com seu carisma e desafiava constantemente seus opositores, que apenas em poucas ocasiões conseguiram derrotá-lo nas urnas.

O presidente começou a gerar sua revolução em 1982, quando, em um encontro privado com um grupo de companheiros de armas, jurou “não descansar até ver rompidas as correntes que oprimem o povo pela vontade dos poderosos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *