Deixe um comentário

Chuvas leves acalmam os sertanejos que enfrentam seca em Pernambuco

Depois de 24 meses sem ver uma gota d’água cair do céu, os moradores de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, comemoram boas notícias. Foi registrado um índice de 120 milímetros de chuva – de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um dos maiores dos últimos tempos.

Parece pouco, mas os sertanejos se alegraram de ver o pasto verdinho. “É o que a gente estava esperando. Estava tardando, mas a esperança é que viesse. Chegou e vai continuar, se Deus quiser”, afirma o agricultor José da Conceição Rodrigues. Os açudes já estão com água, alguns até quase transbordam. A caatinga começou a florar novamente e o gado já consegue se alimentar do pasto que surge do chão.

Nem tudo está resolvido. Moradores da área de sequeiro ainda enfrentam um pouco da estiagem, apesar de já ser possível ver um pouco mais de cor nas plantações. De acordo com os Meteorologistas, esse fenômeno se dá por causa da distribuição de chuvas. O pasto já sente a umidade, mas chuva mesmo não caiu.

Ainda assim, a alegria veio depois de tanto tempo de sofrimento com a seca. Para o agricultor Marcelo Cavalcanti, a situação melhorou um pouco. “Se não fosse essa chuvinha, a situação estaria pior. Não teria água pra lugar nenhum”, afirma.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, 131 cidades continuam em situação de emergência. Cento e vinte e duas delas tiveram o decreto reconhecido pelo Governo Federal.

Fonte: g1

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: