Pesquisa: Ana Amélia lidera corrida ao governo gaúcho

Uma pesquisa de intenções de votos encomendada pelo PSB mostra a senadora Ana Amélia, do PP, na liderança da corrida para o governo do Rio Grande do Sul. O resultado anima os dois partidos. Os socialistas querem encaixar o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque, como vice de Ana Amélia ou como candidato ao Senado na mesma chapa. (Época – Marcelo Sperandio)
Relatora da ONU é alvo de críticas em Londres
A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e relatora especial da ONU para moradia, Raquel Rolnik, foi acusada de “hipocrisia” por membros do parlamento britânico em declarações dadas ao jornal inglês Daily Mail.
O falatório se deu em função de sua escolha de hospedagem durante visita a Londres: segundo o jornal, Rolnik ficou hospedada no hotel quatro estrelas Rubens at the Palace, cuja diária mais baixa sai por £$ 300 – algo em torno de mil reais.
A relatora viajou ao Reino Unido no início do mês em missão oficial das Nações Unidas e, após inspeção, fez duras críticas à política de moradia inglesa, questionando a necessidade de determinados impostos e argumentando sobre a existência de pessoas que deixavam de comer para pagar o aluguel. Rolnik pediu ao governo britânico mais investimentos em projetos de moradia social e no controle das taxas de aluguel. Segundo o Daily Mail, a viagem de 12 dias foi custeada pelo escritório local do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, que recebe dinheiro do governo do Reino Unido. (Época – Felipe Patury)
Padilha recebe pedido de criação do Mais Dentistas

Depois da polêmica criação do programa Mais Médicos, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) recebeu um pedido de criação de um Mais Dentistas.
O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO-RS) levou o projeto para o presidente da Frente Nacional do Prefeito (FNP), José Fortunati (PDT), que entregou nas mãos do ministro. Padilha prometeu ficou de analisar a proposta.
O projeto prevê a contratação de cirurgiões-dentistas e auxiliares para todas as Unidades Básicas de Saúde do país. Segundo o Conselho, faltam dentistas no Sistema Único de Saúde (SUS), que só passou a disponibilizar atendimento odontológico gratuito em 2004. (Portal IG – Poder Online – Juliana Granjeia)
Aspereza e suavidade: falar macio e um porrete na mão
Aspereza e suavidade: falar macio e um porrete na mão 
O presidente americano Theodore Roosevelt dizia que se deve falar macio e ter um porrete nas mãos. A presidente Dilma Rousseff, neste caso da espionagem brasileira, fala duro mas age com gentileza. Ao que tudo indica, irá aos Estados Unidos no dia 23, conforme previsto. Dilma tem interesse na visita (e Obama, sem dúvida, também). Há algumas propostas de cooperação a analisar.
E, quando fica bom para os dois lados, a tendência é que logo se acertem.(Carlos Brickmann)
Manda quem pode: Eles (os do Tio Sam) podem tudo
CARLOS CHAGAS
O palácio do Planalto julgou insuficientes as explicações da Conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, a respeito da espionagem promovida pelo seu país nas comunicações do governo brasileiro e de empresas como a Petrobrás. Não era esse texto pífio que a presidente Dilma esperava, depois de seu encontro com o presidente Obama, na Rússia. Outras conversas com assessores americanos terá o chanceler Luiz Alberto Figueiredo, em Washington, mas pelo jeito não chegarão ao desejado pedido de desculpa que merecemos dos nossos irmãos do Norte.
Por enquanto, a tendência da presidente Dilma continua de suspender a visita que faria em outubro à capital dos EUA, mantendo também a disposição de denunciar a arapongagem pela tribuna das Nações Unidas.
Moda tão comum aqui no Brasil acaba de pegar lá em cima, apresentada na nota de dona Susan Rice: a culpa de tudo é da imprensa, que distorceu as atividades da NSA…
Aceno: Romário para Senado, e depois prefeito do Rio

Candidato a governador do Rio de Janeiro, o líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (PR-RJ), oferece mundos e fundos para que o deputado Romário, que deixou o PSB, ingresse na legenda. O craque poderia se candidatar ao Senado e, depois, concorrer à prefeitura do Rio pela legenda, em 2016. Romário ainda não decidiu o que pretende fazer. A informação é de Luiz Carlos Azedo, em sua coluna no Correio Braziliense.
Sobre Romário paira o fantasma da perda do mandato pelo fato de ter abandonado o PSB, e ter saído atirando no seu presidente nacional, Eduardo Campos, queixando-se de nunca ter sido recebido pelo governador pernambucano. Seu suplente no partido vinha se movmenta para reivindicar a cadeira ocupada pelo ex-jogador.
Aliado de Eduardo, governador da PB se afasta de Dilma
Na presença dos ministros Ideli Salvati, Relações Institucionais, e Agnaldo Ribeiro, das Cidades, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, pediu ao cerimonial do encontro estadual de prefeitos do Estado, organizado pelo governo federal, para antecipar seu pronunciamento na solenidade alegando que tinha outros compromissos na manhã desta sexta-feira e precisava viajar. Na verdade, Coutinho, que é do PSB e defende publicamente a candidatura do presidenciável do partido, Eduardo Campos, não quis participar da distribuição de tratores e máquinas de pavimentação entregues aos prefeitos do interior, um dos programas da gestão Dilma Rousseff, adversária de Campos nas eleições do próximo ano.(ÉPOCA – Leonel Rocha)