O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira (28) que a Petrobras enfrenta dificuldades financeiras e busca um parceiro na China para concluir as obras de sua refinaria Premium I, no Maranhão.
“Há uma certa dificuldade financeira da Petrobras. Recomendei que a presidente [da Petrobras], Graça Foster, fosse à China completar uma negociação com uma grande estatal chinesa para que venha a se associar à refinaria do Maranhão”, disse Lobão durante o programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo o ministro, a construção dessa e outras refinarias, como no Rio de Janeiro e Pernambuco, são de grande importância para reduzir a importação de gasolina e diesel pelo país. Lobão afirmou que o governo “toma as suas providências” para buscar a conclusão dessas obras.
A previsão da Petrobras é que a Premium I fique pronta apenas em 2018. Para 2013, a empresa prevê a importação de 110 mil barris de gasolina e outros 190 mil barris de diesel, em média, por dia, para atender à demanda dos consumidores brasileiros. Em 2013, a Petrobras importou, em média, 90 mil barris diários de gasolina.
Fonte: G1