Ferro critica orçamento impositivo e ataca Henrique Alves

Tauan Saturnino
Da equipe do blog

O deputado federal Fernando Ferro (PT) demonstrou indignação, nesta quarta-feira (7), com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Orçamento Impositivo, que pode ser votada ainda hoje na Câmara dos Deputados. Em entrevista ao blog, o petista atacou o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por apoiar a proposta e sugerir que o Governo Federal reduza o número de ministérios.

“Essa proposta é demagógica e não passa de um jogo de cena. O presidente da Câmara não deveria apoiar isso, aliás, ele perdeu uma boa oportunidade de ficar calado quando falou em reduzir os ministérios. Por que só o Executivo e não os outros poderes devem cortar gastos?”, afirmou.

A “PEC do Orçamento Impositivo” torna obrigatório que o Governo Federal execute as emendas feitas pelos parlamentares ao Orçamento Geral da União. De acordo com Fernando Ferro, além de engessar o orçamento, a proposta não é útil para a sociedade.

“Nada disso resolve a situação. Nós já temos 90% do orçamento engessado e querem engessar mais?  O ideal era a Câmara propor algo como um orçamento participativo no qual o deputado discutisse com a sociedade que obras são importantes. Eu, por exemplo, tento fazer isso. Podia ser um procedimento geral”, concluiu o parlamentar.