Serão oferecidos passeios, oficinas, além de debates destinados às crianças

Artista mudou a história do paisagismo no País
Se estivesse vivo, o famoso paisagista brasileiro Roberto Burle Marx estaria completando esta semana 104 anos. Para homenageá-lo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentibilidade vai oferecer gratuitamente ao público em geral passeios turísticos, seminários, oficinas, além de um debate destinado ao público infantil, com o intuito de contar um pouco do artista que mudou a história do paisagismo no País. A programação começa neste sábado (03) e vai até a próxima quarta-feira (07).
O circuito de visitação às praças abrirá, no sábado (03), a programação da Semana Burle Marx. Dois ônibus levarão cerca de 100 pessoas para um passeio guiado, que sairá às 14h, da praça Arsenal da Marinha (Recife Antigo), e passará pelas praças da República, Farias Neves, Casa Forte, Euclides da Cunha e Derby.

Público poderá conhecer gratuitamente trabalho do paisagista
Os participantes do passeio também vão passar pela exposição “O Poeta dos Jardins e os Jardins do Poeta”, no Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas.Lá, serão exibidas mais de 30 fotografias, das décadas de 30 e de 50, de oito praças da cidade. As imagens exibem os logradouros na época de sua construção e entrega. Considerada o primeiro jardim moderno, a praça de Casa Forte terá um destaque especial na mostra, com a projeção de várias fotos. O museu ainda exibirá ao público o documentário “Burle Marx 100 anos”. Quem não estiver no circuito também poderá visitar a exposição, que permanecerá no local até setembro.
A programação segue no domingo (04) com uma oficina de bonsai e a apresentação do espetáculo infantil “O baú encantado de Burle Marx”. As duas atividades ocorrerão na praça de Casa Forte, no bairro de mesmo nome, a partir das 10h. Na terça-feira (06), os traços e as cores do poeta dos jardins serão desvendados por especialistas e profissionais da área, no Museu da Cidade. Durante todo dia, será realizado o seminário “Os Jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”, que reunirá cerca de 20 palestrantes. Destaque para a argentina Sonia Berjman, membro de honra do Comitê Científico de Paisagens Culturais ICOMOS/IFLA (Universidade de Buenos Aires, Argentina). Para participar, é necessário se inscrever pelo telefone 3355.3106.
Ainda na terça, às 18h30, haverá o lançamento do livro de mesmo nome do seminário, cuja organização é de Ana Rita Sá Carneiro, Aline Figueirôa Silva e Joelmir Marques da Silva. Na quarta-feira (07), pela manhã, será a vez dos estudantes da rede pública visitarem os logradouros assinados pelo paisagista. Cem alunos de quatro escolas municipais farão o circuito acompanhados por professores e guias turísticos que vão falar sobre a importância desses jardins. À noite, será promovida a mesa redonda “Burle Marx e o movimento cultural recifense na década de 30: O bairro do Derby como território de mudança”. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Arquitetos do Brasil e, para acompanhar, é preciso se inscrever previamente.
Programação:
Sábado (03/08)
14h – Sensibilização Turística “Burle Marx” – passeio mediante inscrição (3355.8605).
16h30 – Exposição: “O Poeta dos Jardins, os Jardins do Poeta”, com exibição de documentário.
Local: Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).
Domingo (04/08)
10h – Oficina de bonsai e espetáculo infantil: “O baú encantado de Burle Marx”.
Local: Praça de Casa Forte.
Terça-feira (06/08)
10h – Palestra com Sônia Berjman.
Tema: “Os jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”.
18h30 – Lançamento do livro “Os jardins de Burle Marx no Nordeste do Brasil”, dos autores Aline Figueiredo, Joaquim Marques e Ana Rita Sá Carneiro.
Local: Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).
Quarta-feira (07/08)
8h – Visitação de estudantes às praças de Burle Marx, com encerramento no Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).
19h – Mesa redonda com o tema “Burle Marx e o momento cultural recifense da década de 1930: bairro do Derby e as mudanças”.
Local: Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco, no Derby.
Sábado (10/08)
14h – Sensibilização Turística “Burle Marx” – passeio mediante inscrição (3355.8605).