
Apesar de o fim do “recesso branco” do Congresso Nacional estar marcado para esta quinta-feira (1º), o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), só retorna às atividades na próxima semana. O peemedebista está em viagem ao exterior e deixou os trabalhos sob o cuidado do vice-presidente, André Vargas (PT-PR).
A Câmara Federal e o Senado marcaram sessões para a tarde de hoje, mas a expectativa é de quorum baixo e, por isso, as votações só devem ser retomadas na próxima semana. Tradicionalmente nas quintas-feiras, a Câmara dos Deputados realiza sessões pela manhã para deliberar sobre projetos que tratam de acordos internacionais e de tarde ocorrem sessões de discursos.
A assessoria de Henrique Alves não informou o destino da viagem e disse que ele adiou a volta aos trabalhos porque, na semana passada, mesmo de folga, ele cumpriu atividades parlamentares, como a cerimônia de recepção do Papa Francisco.
A assessoria também disse que a decisão de adiar o retorno foi tomada porque não há votações previstas para hoje – a pauta da Casa está trancada pelo projeto que destina receitas de petróleo para saúde e educação.