
Referência em Cultura Digital, Cláudio Prado, que também é um dos fundadores do Festival de Glastonbury, na Inglaterra, vai falar sobre a crise das mídias tradicionais
Nesse momento histórico em que a ida da população às ruas evidenciou a crise profunda da cobertura jornalística nos canais tradicionais de Comunicação, a Expoidea 2013 anuncia a participação de um dos principais nomes por trás da Pós-TV/Mídia Ninja, maior expoente das novas mídias que emergiram dos protestos. Trata-se de Cláudio Prado, que falará, no dia 22 de outubro, sobre como os protestos explicitaram essa crise na mídia tradicional. A Expoidea 2013, que ocorre entre 18 e 23 de outubro, no Bairro do Recife, sob o tema “Em tudo que habito”, também tem presença confirmada do pensador francês Gilles Lipovetsky, entre outros convidados.
Referência em Cultura Digital no País, Cláudio Prado atua em vanguardas desde os anos 1970. Exilado em Londres naquela década, ele foi um dos co-fundadores do Festival de Glastonbury, hoje um dos mais importantes da Europa. Foi durante o exílio que Prado estreitou ligações com Caetano Veloso e Gilberto Gil, que anos depois, à frente do Ministério da Cultura, o convidaria para assumir a coordenação de Cultura Digital da Secretaria de Programas e Projetos do MinC. Ele também produziu shows de ainda embrionários Mutantes e Novos Baianos.
Cláudio Prado também foi um dos responsáveis por abrir o diálogo entre grupos como o Fora do Eixo, uma das bases da Rede Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), e o Ministério da Cultura, durante o Governo Lula. Na Pós-TV, ele comandou o programa Supremo Tribunal Liberal, sempre transmitido ao vivo pela Internet.