Movimento incentiva brasileiro a valorizar esforço do trabalho honesto

Quase 23 milhões de pessoas trabalham por conta própria no país.

Postagens com ‘Mão suja, dinheiro limpo’ rendem milhares de elogios.

Resultado de imagem para Movimento incentiva brasileiro a valorizar esforço do trabalho honesto

Um movimento que surgiu nas redes sociais está incentivando milhares de brasileiros a valorizar o esforço do trabalho honesto. Isso vem em um momento em que o país enfrenta inúmeros escândalos de corrupção.

“Sou de São Gabriel da Palha, Espírito Santo. Trabalho de servente de pedreiro”, conta Everson Gregório. “Aqui é a Tainara do Distrito Federal. Eu estou aqui vendendo meus ‘cremosinhos’”, brinca a ambulante Tainara Lima. “Moro em Ibirité, Minas Gerais, e vendo ovos”, diz Gabriel Cordeiro.

Os três não se conhecem, mas estão unidos por um sentimento, resumido em uma frase: “Mão suja, dinheiro limpo”. O espírito dos que ganham dinheiro suado e honestamente circula pelas redes sociais em forma de hashtag.

O Jonathan, frentista no Rio Grande Do Norte, compartilhou. O jardineiro Petrúcio, de Mato Grosso, fez o mesmo. O carioca Ramon é coletor de lixo, com orgulho: “Mão suja, dinheiro limpo!”.

Também está no mesmo barco como o Kristian, o Ronivaldo, o Hyan. Em poucos dias, as mensagens que eles postaram renderam mais de 500 mil curtidas e milhares de comentários com elogios.

Esses são alguns dos brasileiros que, nos últimos anos, sofreram com o desemprego. Cada um encontrou o seu jeito de se virar. A maioria luta com quase 23 milhões de pessoas que trabalham por conta própria no país.

Um professor que estuda inovação social diz que essa onda de orgulho pode ser o sinal de um novo espírito coletivo, que reage aos anos de crise e escândalos de corrupção. “Esse jovem começa a entender que os valores para se construir uma nação, para se construir uma sociedade, são diferentes desses que essas pessoas sempre pregaram e sempre utilizaram até mesmo para se eleger”, afirma o professor da FGV-SP Ademar Bueno.

Pelas ruas fica fácil perceber que todo esse orgulho demonstrado nas redes sociais é um espelho do dia a dia das pessoas. Em alguns casos, as mensagens virtuais e a realidade se conectam com perfeição.

A hashtag parece que foi feita para o mecânico, que vive feliz da vida, com a mãos cheias de óleo e graxa. “Por mais exemplos que a gente vê dos grandes, né, de Brasília, de mala de dinheiro, né. Não é isso que vai me corromper. A gente tem criatividade e a gente não vai desistir do Brasil”, afirma o vendedor Fernando Minutti.

A Bruna não pensou em desistir. Recentemente foi alvo de piadas por vender picolés na rua. “Sinceramente, deu vontade de deixar o carrinho e ir embora para a minha casa”.

Mas ela não deixou. Bruna resolveu desabafar nas redes sociais e ganhou, até agora, 124 mil curtidas e o apoio para trabalhar ainda mais. Além de vender sorvetes, ela também entrega pizza à noite. Paga as contas e ainda sobra dinheiro para viajar. “Agora estou super bem. Com essas coisas que aconteceram, só coisa boa, só elogios. Tudo de bom. Vou trabalhar sempre”, afirma Bruna.

 

 

fonte:G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *