Confusão no Supremo Tribunal Federal após Gilmar Mendes ameaçar Edson Fachin

Resultado de imagem para Confusão no Supremo Tribunal Federal após Gilmar Mendes ameaçar Edson Fachin

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou a sessão desta terça-feira da Segunda Turma da Corte e disse, no colegiado, que o ministro Luiz Edson Fachin foi “ludibriado” ao homologar o acordo de delação premiada dos executivos da JBS.

Ao se dirigir diretamente ao magistrado, Gilmar afirmou que Fachi corre o risco de ficar com o nome manchado por conta das suspeitas que envolvem a conduta do ex-procurador da República Marcelo Miller na formulação do acordo.

“Nesse caso, imagino seu drama pessoal”, afirmou Mendes a Fachin.

“Ter sido ludibriado por Miller et caterva [expressão em latim que significa “e seus comparsas”] deve impor um constrangimento pessoal muito grande.”

“Eu não invejo os seus dramas pessoais, porque certamente poucas pessoas ao longo da história do STF se viram confrontadas com desafios tão imensos, grandiosos.

E tão poucas pessoas na história do STF correm o risco de ver o seu nome e o da própria Corte conspurcados por decisões que depois vão se revelar equivocadas”, disse Gilmar.

Para Gilmar, o escândalo dos áudios de Joesley Batista, dono do Grupo J&F, e do diretor de relações institucionais da JBS, Ricardo Saud, levou o STF para um quadro vexaminoso. “Estamos vivenciando um grande vexame institucional. O maior que eu já vi na história do tribunal.”

Gilmar Mendes, ministro do STF Gilmar também fez novas críticas à atuação de Rodrigo Janot à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). “Ver o estado de putrefação, de degradação, dessa instituição me constrange”, disse.

Em resposta, Fachin disse que agradecia a preocupação externada pelo ministro, mas que mantinha o posicionamento adotado até então.

julgar de acordo com a prova dos autos não deve constranger a ninguém, muito menos um ministro da Suprema Corte. Também agradeço a preocupação de Vossa Excelência e digo que a minha alma está em paz.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *