Às 20h40 desta noite, Renata Kauffman entrou na Arcádia Recepções da Domingos Ferreira acompanhada do seu pai Isaac, e caminhou até o encontro do noivo, Leonardo Lamartine, na chupá (tenda sob a qual se realiza a cerimônia judaica, uma espécie de altar em casamentos católicos) montada exclusivamente para a ocasião. Como o empresário à frente do Grupo Bonaparte, Leonardo, não é judeu, a cerimônia foi ecumênica e celebrada por Dom Alexandre Ximenes e o rabino David Leo.
Ao chegar na chupá, a noiva deu sete voltas ao redor do noivo, como manda a tradição judaica. Alexandre Ximenes abriu a solenidade com discurso sobre amor, lar e laços afetivos. Em seguida, aconteceu a troça de alianças. Logo depois, uma taça de vinho foi servida aos pombinhos, pois o vinho é um símbolo de alegria e está associado à reza da santificação (kidush), que é recitada no shabat (Dia do Descanso) e outras festividades hebraicas. Cada um dos noivos deu um gole e um copo foi embrulhado em um pano.
O momento mais marcante da cerimônia ficou por conta da quebra do copo pelo noivo, que é um dos símbolos mais marcantes de uma celebração de casamento judaico. Leonardo colocou o copo embrulhado no chão e pisou até quebrá-lo. Enquanto isso, David Leo gritou mazel tov (que significa “boa sorte” em português).
Renata usava um vestido belíssimo com bordados prateados e transparência no colo e nas costas assinado por Lúcia Spessatto. Já o buquê ficou por conta de Taciana Souto. Leonardo, claro, usou um kipá (pequeno chapéu em forma de circunferência que os homens devem usar em casamento judaíco, pois representa respeito e temor a Deus).
Para cerca de 160 convidados, o espaço estava decorado com muitas flores e velas. A festa teve bolo de Mana Asfora e mesa de doces by Lana Bandeira e Dona Brigadeiro. A Orquestra Universal foi escalada para animar os convidados.
Por lá, alguns colunáveis como José Múcio Monteiro, Lourdinha Maciel, Isis Santini, Marina Paiva, entre outros. Confira alguns cliques: