Nilzardo Carneiro Leão: novo imortal da APL

O jurista e escritor Nilzardo Carneiro Leão assumiu o posto de imortal da Academia Pernambucana de Letras, na noite de quinta-feira (4), em cerimônia bastante prestigiada pelos mundos jurídico e intelectual. O recifense tomou possa da cadeira número 18, que tem como patrono Afonso Olindense Ribeiro de Souza e foi ocupada anteriormente por Ariano Suassuna.

Auditório da APL ficou lotado de amigos e admiradores do juristaFoto: Peu Ricardo

Aos 84 anos, Nilzardo é reconhecido como um dos grandes juristas de Pernambuco tendo, entre seus trabalhos, artigos e livros conceituados, como “Do Processo Pena Brasileiro”, de 1964, e “Universidade e Cultura”, de 1979. A presidente da APL, Fátima Quintas, ressaltou em seu discurso o caráter humanista do novo imortal, afirmando que sua entrada na Casa de Carneiro Vilela vinha cheia de “bons presságios”.

Em seu discurso, jurista e escritor ressaltou honra de assumir cadeira que foi de Ariano SuassunaFoto: Peu Ricardo

Durante sua fala, Nilzardo Carneiro Leão afirmou que sua vida foi dedicada ao Direito e, como intelectual, sempre esteve ligado à beleza das artes. Agradeceu à família e aos amigos e exaltou a honra que era assumir o posto que pertenceu a Ariano Suassuna. Quem também o celebrou bastante foi a desembargadora Margarida Cantarelli, vice-presidente da APL,que fez o discurso de recepção ao novo imortal, onde ressaltou a prolífica trajetória do amigo. Após a solenidade, todos se reuniram para confraternizar nos jardins da Academia.

O novo imortal da APL posa ao lado de Rostand Paraíso, Margarida Cantarelli e Fátima QuintasFoto: Peu Ricardo
Nilzardo, já empossado, em clique ao lado da esposa, filhos e netosFoto: Peu Ricardo
 fonte:RJ