Apesar de o petróleo ter tido uma queda no mercado internacional, esta diferença não foi repassada ao consumidor no Brasil
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No Brasil a gasolina está entre 20% e 24% mais cara que nos outros países do mundo, segundo a comparação com os preços praticados no Golfo do México, que é a principal referência internacional. A diferença que se paga pelo diesel também está bem acima, cerca de 15%.
Apesar de o petróleo ter tido uma queda no mercado internacional, essa diferença não foi repassada ao consumidor no Brasil. Isso porque o governo, para fortalecer as finanças da Petrobras, foi na contramão do mercado internacional e reajustou a gasolina em 3% e o diesel em 5%.
Nos últimos quatro anos a Petrobras subsidiou o consumidor e vendeu a gasolina a um preço abaixo do mercado internacional. A medida era uma tentativa de conter a inflação. A Petrobras chegou a ter uma diferença desfavorável de 30% no preço do combustível.
Desse modo, segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), a Petrobras acumulou um prejuízo de R$ 51,4 bilhões de 2010 a 2014 pelo custo de oportunidade, ou seja, esse é o valor que poderia ter arrecadado se tivesse vendido seu produto em outro mercado.
A ordem agora está invertida e o consumidor está subsidiando a Petrobras. Sem descontar o valor médio do transporte que é de 10%, o ganho mensal da estatal é de R$ 607 milhões com a gasolina e de R$ 1.059 bilhão no diesel.
Fontes:FOLHASP