Petrolão: Renan e Henrique ouvidos hoje por Janot

 

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reuniu-se hoje à tarde no Congresso Nacional com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, mas preferiu não revelar o motivo das visitas. Abordado enquanto caminhava do gabinete da presidência do Senado, onde falou com Renan Calheiros (PMDB-AL), para o da presidência da Câmara, onde foi recebido pelo deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN), Janot disse que não falaria com a imprensa. Sobre o motivo das audiências, o procurador limitou-se a dizer que era ‘institucional’.

Por lei, cabe a Rodrigo Janot decidir se pedirá ou não ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de investigação sobre os dois parlamentares, pois ambos foram citados, junto com outros políticos, na Operação Lava Jato, que investiga um escândalo de corrupção e desvios de recursos da Petrobras. Não há prazo para a manifestação de Janot.

Tanto Renan quanto Henrique Alves foram referidos nominalmente – segundo revelou a revista ‘Veja’ e depois foi confirmado pela Folha no final de outubro –, por um dos delatores do escândalos da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal.

Os depoimentos vinculados à delação premiada são sigilosos. Folha e ‘Veja’ apuraram que Costa disse que o esquema de desvios na Petrobras beneficiou os dois líderes do PMDB, dentre outros políticos e parlamentares.  (Da Folha de S.Paulo  – Rubens Valente e Gabriela Guerreiro)