Gilmar Mendes diz que ‘falta preparo’ ao TSE

O vice-presidente do Tribunal Federal Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, defendeu, hoje, alterações nas regras de composição da Corte, que é integrada por magistrados do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça (STF) e advogados. Ao criticar a decisão do tribunal de barrar a candidatura do deputado federal Paulo Maluf, Mendes disse que falta ao TSE “preparo” para resistir a pressões.

“Eu tenho falado com o ministro Toffoli [presidente do TSE], talvez a gente esteja num momento até de discutir a própria composição da Justiça Eleitoral. Muitas dessas debilidades têm a ver com a forma de composição da Justiça Eleitoral, do envolvimento [de integrantes] com questões de interesse e, talvez, da sua falta de preparo para enfrentar pressão”, disse o ministro, em referência indireta aos membros da Justiça Eleitoral advindos da classe dos advogados.

Por um placar apertado, de 4 votos a 3, o TSE negou na noite desta terça (23) recurso do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e barrou a sua candidatura à reeleição na Câmara dos Deputados com base na Lei da Ficha Limpa.