Entidades promovem debate em SP sobre condenação do fotógrafo Alex Silveira

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc-SP) realizarão, na próxima quarta-feira (10/9), um debate sobre o condenação do fotógrafo Alex Silveira. A Justiça paulista o considerou culpado por ter sido atingido por uma bala de borracha enquanto cobria um protesto na Avenida Paulista, em 2000. O incidente o fez perder 80% da visão no olho esquerdo.
Crédito:Reprodução/Facebook
Entidades querem debater sentença contraditória da Justiça de SP
O encontro acontecerá na sede do SJSP, às 20h, na Rua Rego Freitas, 530, centro de São Paulo. “Tal decisão atenta contra a liberdade de imprensa ao mesmo tempo em que dá à polícia um salvo-conduto para atacar jornalistas quando no estrito cumprimento do dever de informar”, afirmou o Sindicato em nota.
A decisão da Justiça paulista afirma que Silveira é culpado pelo incidente, por ter colocado a si mesmo em perigo. “O autor colocou-se em quadro no qual se pode afirmar ser dele a culpa exclusiva do lamentável episódio do qual foi vítima”, declarou o desembargador. O fotógrafo foi condenado ainda a pagar as despesas do processo e da verba honorária de R$ 1.200.
À IMPRENSA, Alex Silveira disse que “ficou sem chão” ao receber o resultado da sentença. “Se levarmos por essa lógica, o Santiago Andrade foi culpado por ser atingido por um rojão na cabeça. Isso abre um precedente perigoso. Fico triste demais. Jogaram minha profissão no lixo. Não assumi um risco, eu estava trabalhando”, afirmou.