Vídeo falso mostra apoio de artistas brasileiros a Marina Silva

PSB negou ter produzido ou divulgado vídeo, que foi gravado em 2010 e agora reutilizado

Do R7

Marcos Palmeira é um dos artistas que aparece no vídeo falsoReprodução/YouTube

A campanha do PSB à Presidência da República ganhou destaque nesta quinta-feira (28) após publicação de vídeos falsos mostrando o apoio de personalidades brasileiras à candidatura de Marina Silva. Além de uma gravação fraudada mostrando o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, outro vídeo mostra artistas nacionais declarando voto na presidenciável.

Com o nome “Artistas apoiam Marina Silva para Presidente do Brasil”, o vídeo foi publicado pelo perfil “Glauciene Maciel”, que tem na lista ainda publicações críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição e adversária de Marina (veja o vídeo ao fim da página).

A gravação não utiliza o mesmo logotipo da atual campanha do PSB, mas mostra o nome da candidata e o número do partido (40).

PT pede que YouTube retire vídeo fraudado com Lula do ar e cobra Justiça

Durante 1 minuto de 16 segundos, artistas como os músicos Lenine, Fagner, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Paulo Tatit e Gilberto Gil, os atores Wagner Moura e Marcos Palmeira e o escritor Miltom Hatoum elogiam Marina Silva e a destacam como preparada para comandar o Brasil.

Em nota divulgada hoje, o PSB negou a produção e a  divulgação do vídeo. Segundo o partido, “trata-se de uma compilação de vários testemunhos feitos para a campanha presidencial de 2010 e editados, de forma indevida, como se tivessem sido produzidos para a atual disputa eleitoral, inclusive com o uso da identidade visual das candidaturas de Marina e Beto Albuquerque à Presidência da República”.

De acordo com o Partido Socialista Brasil, “as imagens foram usadas sem o consentimento dos artistas e sem a autorização da coligação”.

Já com relação ao outro vídeo, a edição é feita para mostrar o apoio de Lula a “Marina”. Apesar de o vídeo usar o logotipo da campanha de Marina Silva, o ex-presidente petista, na verdade, está declarando apoio à deputada federal Marina Sant’anna (PT-GO), candidata este ano ao Senado.

Em nota, a coligação Unidos Pelo Brasil chama o vídeo de “tosco e fraudulento” e informa que irá pedir apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para identificar a autoria da gravação. Veja a nota completa abaixo:

“A Coligação Unidos pelo Brasil denuncia como tosco e fraudulento vídeo hoje veiculado nas mídias sociais, no qual a candidatura de Marina Silva supostamente recebe o apoio do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Para coibir a fraude, requererá ao Ministério Público e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a abertura de inquérito e das demais providências necessárias visando à identificação da origem e do responsável pela montagem e veiculação.

A coligação repudia o uso indevido da imagem de sua candidata e da marca da aliança. Expediente dessa ordem contraria os princípios éticos que caracterizam a candidata Marina Silva e os partidos que integram nossa coligação, empenhados em uma campanha eleitoral republicana e propositiva”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *