Cuba autorizou que um avião da polícia federal norte-americana pousasse nesta quarta-feira em Havana para recolher um casal acusado de sequestrar seus próprios filhos e levá-los de barco para a ilha comunista, segundo autoridades da Flórida.
Joshua Michael Hakken, sua mulher, Sharyn, e os filhos Cole, de 4 anos, e Chase, de 2, desembarcaram na manhã desta quarta-feira em Tampa, na Flórida, junto ao cachorro da família, segundo um porta-voz policial do condado de Hillsborough.
O casal, que havia perdido a custódia dos filhos, foi preso por sequestro e outras acusações. As crianças, que estavam “felizes, mas sonolentas”, foram devolvidas aos avós maternos, segundo o porta-voz Larry McKinnon.
Joshua Hakken é acusado de ter invadido há uma semana a casa da sua sogra, onde a teria amarrado e fugido com as crianças. Horas depois, a família toda zarpou de um píer na praia Madeira, na Flórida, a bordo do recém-adquirido veleiro Salty, segundo investigadores. Foram denunciados pelo vendedor do navio, que viu um alerta sobre as crianças desaparecidas.
Segundo o jornal Tampa Bay Times, o casal havia perdido a guarda das crianças depois de participar de uma manifestação “antigoverno” em junho na Louisiana, onde a polícia disse ter encontrado Hakken no quarto de hotel ocupado pela família, com uma pistola, maconha e uma faca, e falando em uma “jornada ao Armagedom”.
(Reportagem de Saundra Amrhein, em Tampa; e de Jane Sutton, em Miami)